Há um crescente e importante movimento de troca de experiências entre países em estratégias para melhorar as políticas educacionais e seus resultados, que foi em grande medida impulsionado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) por meio do relatório Education At Glance, cuja primeira edição é de 1998, e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), de 2000.
Ao entendermos melhor o que os países têm priorizado e os seus resultados de aprendizado, muitas políticas públicas foram impulsionadas aqui no Brasil, por exemplo, a educação integral e a Base Nacional Comum Curricular.
Nesta edição de 2023, o Education at a Glance apresenta um panorama geral e de mergulhos em alguns temas como educação infantil, juventudes, professores, financiamento e educação profissional e tecnológica, também presentes no documento Educação Já, produzido pelo Todos Pela Educação.
Chamo atenção para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), uma vez que os dados mostram a enorme distância que o Brasil precisa percorrer: apenas um em cada 10 estudantes estão matriculados nesta modalidade; nos demais países, a média é de quatro a cada 10 estudantes.
Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação
Para ler a íntegra deste artigo, acesse:
https://www.estadao.com.br/educacao/qual-e-a-prioridade-na-educacao-para-mudar-o-futuro-do-brasil-leia-analise/