Fotojornalismo no IMS: o golpe de 1973 no Chile e a morte de Neruda

Fotojornalismo no IMS: o golpe de 1973 no Chile e a morte de Neruda

Poucos dias depois do golpe militar de 11 de setembro de 1973 no Chile, o fotógrafo Evandro Teixeira viajou para Santiago enviado pelo Jornal do Brasil. Suas impressionantes imagens, feitas naquele período em uma cidade sitiada, ocupada pelas forças militares, são tema de uma exposição que acontece no Instituto Moreira Salles, na região da Consolação, capital paulista.




Em meio às prisões e tomada do poder pelo regime ditatorial do general Augusto Pinochet, a mostra traz outros flagrantes de Evandro Teixeira da situação política no Brasil na virada das décadas de 1960/1970.



Um episódio fundamental da exposição é a sequência que ele traz da morte do grande poeta chileno Pablo Neruda, ocorrida no dia 23 de setembro. A cobertura foto-jornalística começa ainda na clínica onde o vencedor do Prêmio Nobel de literatura é declarado morto. Único fotógrafo presente, Evandro faz seu trabalho de olho numa possível chegada da polícia, o que fatalmente resultaria em sua detenção.



Uma impressionante sequência registra o velório na casa de Neruda no bairro de Bela Vista, em Santiago, depredada por forças paramilitares. Sua esposa, Matilde Urrutia, a "La Chascona", que Neruda batizou essa sua terceira residência (as outras eram em Valparaiso e Isla Negra), enfrenta os militares e realiza ali o velório numa noite fria de inverno. No dia seguinte, o cortejo fúnebre e o enterro, com grande participação popular, marcam a primeira grande manifestação contra o regime de Pinochet.



A sequência do enterro de Neruda, associado às demais imagens que Evandro produziu na cidade, juntamente com o registro visual de um período do regime militar no Brasil (1964 e 1968), compõem a estrutura central da exposição no IMS, evidenciando a importância do fotojornalismo para a liberdade de expressão e testemunho da realidade.



O JB foi o primeiro jornal a ter um estúdio fotográfico próprio e a usar as câmeras de médio formato da fabricante sueca Hasselblad, que possibilitavam grandes ampliações com excelente nitidez. A câmera está na exposição, com outras que Evandro Teixeira usou no mesmo período. Assim como a máquina de telex que ele transmitia algumas de suas fotos, via agência UPI, para a redação do jornal, no Rio.

Serviço:

IMS Paulista
Galeria 1 - 6º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Tel.: (11) 2842-9120
imspaulista@ims.com.br
(Até 30 de julho)