O Grande Prêmio Qatar l'Arc de Triomphe (G.1), considerado o páreo mais charmoso do turfe mundial, teve sua primeira nominata de pré-inscrições divulgadas pelo hipódromo de Longchamp, onde a prova será disputada no próximo dia 1º de outubro, em Paris, com dotação de 5 milhões de euros.
Este ano, após uma modificação no regulamento promovida pelos organizadores, o grande prêmio em 2.400 metros, na pista de grama, receberá até 24 inscrições, contra as 20 habitualmente aceitas nos últimos anos.
Vadeni
A decisão vem para atender um número maior de proprietários e treinadores, que este ano não economizaram na pré-inscrição e anotaram 86 cavalos e éguas. Longe de ser um recorde (a prova de 1986, vencida por Dancing Brave, teve 210 pré-inscritos), o número continua mostrando o prestígio do páreo e a determinação dos haras e studs em vencê-lo.
As escuderias não se importam em pagar uma taxa de 8,3 mil euros para começar a caminhada rumo a tão sonhada taça: a Goldolphin tem seis animais anotados, a Coolmore cinco e o Aga Khan, quatro. Mesmo os haras que perderam há pouco tempo seus titulares, como a Juddmonte (sheik Abdullah) e a Shadwell (sheik Handam), registraram três e dois cavalos, respectivamente.
Um ganhador do páreo, o alemão Torquator Tasso (2021), está na lista dos pré-inscritos. O derby-winner francês Vadeni, mais Hurricane Lane, Adayar e Sealiway, segundo, terceiro, quarto e quinto colocados em 2022, também estão de volta para tentar a forra.
Panthalassa
O Japão inscreveu o seis anos Panthalassa, campeão da Saudi Cup (G.1), prova com a maior dotação mundial (US$ 20 milhões). Outro nome que aparece cotado é o de Stone Age, um quatro anos com campanha desenvolvida entre a França e os Estados Unidos, país onde, no ano passado, chegou em segundo na Breeders Cup Turf (G.1), na pista e na distância do Arco.