"Fome de Sucesso"- "Hunger", Tailândia, 2023 Direção: Sitsiri Jaturanrasamee, Netflix |
''Fome de sucesso'', um filme tailandês que surpreende pela crítica social, por Eleonora Rosset

''Fome de sucesso'', um filme tailandês que surpreende pela crítica social, por Eleonora Rosset

Filmes sobre chefs de cozinha há muitos. Mas cada um vai escolher o conflito central que vai fazer a diferença. Aqui em "Fome de Sucesso" existe uma crítica social bem colocada.

Estamos na Tailândia, lugar de turismo exótico. Mas não vamos seguir por essa trilha.

A comida é algo essencial à vida. Infelizmente, no mundo de hoje, milhões de pessoas comem mal, outras passam fome e sofrem.

No entanto, pessoas como o chef Paul (Nopachai Chaiyanam) não se importam com pessoas mas trabalham com comida para ganhar a admiração dos ricos que podem contratá-lo. Seu narcisismo é alimentado pela "fome" que ele provoca nas pessoas que estão mais interessadas em exibir "status" do que em comer bem. O chef quer ser uma lenda.

Há no filme uma cena dele criança, roubando da geladeira um potinho de caviar, proibido para ele, filho da empregada. E o potinho cai no chão e quebra. A patroa fica brava com a mãe dele que chora. Ele, nada arrependido, pega do chão os grãos cinzentos e prova. E não gosta. E fica pensando. De onde vem a fama desse caviar? Talvez esse episódio vai levá-lo a querer ser valioso e caro. Mais do que o caviar que irá enfeitar a comida assinada por ele.

No bairro pobre da cidade, uma bela mocinha, Aoy (Chutimon Chuengcharoensukying) cozinha para a vizinhança, no bar da família dela. Ela é talentosa e amável. Cozinha bem. Preocupa-se com o que faz e gosta quando apreciam sua comida.

Logo ela é convidada para ser aprendiz na cozinha do chef Paul. Ela hesita mas a família precisa de dinheiro.

E ela vai viver um pesadelo. Em tudo diferente do chef, ela nunca consegue satisfazê-lo. Com um sadismo ardiloso, ele maltrata todos naquela cozinha. O ambiente é de medo, o chef irascível e arrogante.

Aoy não aguenta e sai, convidada para cozinhar em um restaurante da moda. É logo descoberta pelos ávidos por novidade.

Mas ela vai ter que mudar de valores para continuar a fazer sucesso. Sua imagem vai contar mais do que a cozinha dela, avisa o empresário que a contratou.

Será que é isso que ela quer?

Esse filme tailandês surpreende pela fotografia, direção de arte e atores. Seu foco no social mostra a desigualdade do país. Pessoas morando na rua e milionários fúteis em festas gastronômicas, onde a comida, que tanto faz falta na rua, torna-se um espetáculo.

"- Quem não tem fome sempre quer mais" diz o chef para justificar sua cozinha teatral desprovida de respeito e do sentimento de que é a alimentação que preserva a vida.

(O trailer está no meu blog www.eleonorarosset.com.br )