Parque Candido Portinari | Imagem: saopaulo.sp.gov.br
No feriado do Carnaval, aproveite para visitar os parques de SP

No feriado do Carnaval, aproveite para visitar os parques de SP

Na sequência da apresentação dos principais parques de São Paulo, a colunista Yeda Saigh mostra nesta matéria mais quatro ótimas opções de passeio para quem não vai viajar no feriadão de Carnaval:

Parque da Água Branca

O Parque Doutor Fernando Costa, mais conhecido como Parque da Água Branca, está localizado no bairro da Barra Funda, bem próximo ao Pacaembu. Foi inaugurado em 1929 e passou por ampliações nas décadas de 1930 e 40. Seu nome é uma homenagem ao ministro da Agricultura do presidente Júlio Prestes. É um local muito agradável principalmente para as crianças, que podem ter contato com pequenos animais que vivem na área ou que fazem parte de exposições agropecuárias. As trilhas do parque ficam sob lindas árvores centenárias que deixam a temperatura mais amena debaixo de suas copas.

É tombado tanto pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) como pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

Funcionamento: de segunda a segunda, das 6 às 20 horas. Entrada gratuita.

Local: Avenida Francisco Matarazzo, 455, Água Branca, abrangendo também as ruas Ministro Godói, Turiassú e Germaine Buchard


Parque da Água Branca

Parque do Povo

O Parque Mário Pimenta Camargo, mais conhecido por Parque do Povo, é um local com diversão e lazer para pessoas de qualquer idade. Sua fundação é recente (2008) e seu nome homenageia um advogado paulista, que foi morador da região e um grande colecionador de arte brasileira. É um parque bem esportivo - uma vocação antiga do local que tinha até campo de futebol de várzea - com aparelhos de ginástica, quadras e campo de futebol, personal trainings com seus alunos e quadras com marcação especial para esportes paraolímpicos

Não deixe de visitar o Jardim Sensitivo, composto por ervas aromáticas: é possível cheirar, tocar alguns dos temperos que crescem por lá, como mostarda, coentro, cheiro-verde, cebolinha, e manjericão.

Aos domingos, para quem gosta de andar de bicicleta, dá para ir pela ciclofaixa até o Parque do Ibirapuera e o Parque Villa-Lobos; um programa bem divertido e um passeio de bicicleta mais longo pelas ruas da cidade.

End.: Av. Henrique Chamma, 420 - Itaim Bibi

Tel.: (11) 3073-1217



PARQUE DO POVO

Parque Villa Lobos

O Parque Villa Lobos foi criado em 1987 em homenagem ao compositor e maestro Heitor Villa-Lobos. Hoje, é uma das áreas mais visitados da cidade. Localizado no bairro Alto de Pinheiros, possui 732 mil m², que abrigam ciclovia, quadras de esporte, bosque, campos de futebol, playground, aparelhos de ginástica, pista de cooper, tabelas de street basketball e bosque com espécies de Mata Atlântica.

O parque é todo acessível para pessoas com necessidades especiais. Dois dos brinquedos de madeira nos parquinhos também são adaptados, a caixa de areia e uma casinha na montanha, permitindo acesso para cadeirantes.

Existem diversas atividades e atrações. O "Vai pela Sombra" é uma forma do visitante fazer uma trilha e andar pelos principais bosques do parque. O "Circuito das Árvores" é uma passarela elevada que, no ponto mais alto, chega a ter 3,5 metros de altura, além de 120 metros de extensão. Durante o passeio, é possível ver árvores e aves de diversas espécies. O Villa-Lobos conta ainda com o "Orquidário Ruth Cardoso" e o "Ouvillas", espaço ao ar livre com taludes, bancos e espreguiçadeiras para que os visitantes apreciem apresentações musicais.

Atualmente, uma roda gigante - a maior da América Latina - está montada no Parque Cândido Portinari, contiguo ao Villa Lobos. Os tíquetes para o passeio podem ser adquiridos pelo site: https://bileto.sympla.com.br/event/78537/d/175485

End.: Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros -Tel.: (11) 2683-6302.



Parque Villa Lobos - Internet

Parque Trianon

O Parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como Parque Trianon, foi inaugurado no dia 3 de abril de 1892, um ano após a abertura da Avenida Paulista. O nome atual foi dado em 1931, em homenagem a um dos heróis da Revolta do Forte de Copacabana, em 1922, no Rio. Foi projetado pelo paisagista francês Paul Villon.

É um refúgio verde de lazer e descanso com quase 50 mil m2 em meio aos edifícios e todo o movimento da av. Paulista, onde é possível encontrar uma vasta vegetação original remanescente da Mata Atlântica. Da flora presente no local, pode-se ver o eucalipto, o ipê-de-el-salvador, o pau-d'água e até mesmo espécies em risco de extinção como o pau-brasil. Quanto à fauna, destacam-se 34 espécies de aves como pica-pau do campo, beija-flor-de-peito-azul, tico-tico e corujinha-do-mato. O parque conta com uma estrutura diversificada, sendo possível encontrar equipamentos de ginástica, sanitários, playgrounds, rampas de acesso e áreas de circulação acessíveis.

Funcionamento: de segunda a sexta das 6h às 18h.

Rua Peixoto Gomide, 949 - Cerqueira César, com entrada também pela avenida Paulista, defronte ao Museu de Arte de São Paulo (MASP). Telefone (11) 3289-2160



Parque Trianon