Daniela Filomeno no Rio Sucuri, uma das atrações imperdíveis em Bonito, no Mato Grosso do Sul | Imagem: CNN Viagem & Gastronomia
Dani Filomeno: Trinta destinos para conhecer em 2023 no Brasil

Dani Filomeno: Trinta destinos para conhecer em 2023 no Brasil

A apresentadora do programa CNN Viagem & Gastronomia, Daniela Filomeno, selecionou 30 destinos únicos e surpreendentes espalhados pelas cinco grandes regiões do território brasileiro

Quando penso em lugares para viajar no Brasil, uma infinidade de destinos vêm à minha cabeça. São locais nas cinco regiões nacionais que esbanjam uma diversidade admirável de paisagens, serviços e hotéis e se encaixam nos mais diferentes tipos de bolsos e gostos.

Com alguns feriados nacionais prolongados previstos em 2023, este ano é uma boa oportunidade para que aquele antigo plano de viagem finalmente saia do papel. E lugares para conhecer no Brasil não faltam.

Entre os destinos mais procurados, o calor e as praias saem novamente na frente: uma pesquisa do Zarpo, agência online de viagens, apontou que o Nordeste lidera as intenções de viagem dentro do país.

Foram entrevistadas 500 pessoas de diferentes cidades e estados e 59 cidades brasileiras foram citadas, das quais 26 são nordestinas.

Mas não é apenas esta região que nos surpreende: experiências em Manaus e no Parque Nacional de Anavilhanas, no Norte, por exemplo, nos colocam dentro da Floresta Amazônica e nos ensinam a respeitá-la ainda mais; assim como viagens para grandes centros urbanos, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte, nos revelam passeios culturais e cenários gastronômicos incríveis.

A seguir, confira 30 lugares para viajar no Brasil em 2023:

Lugares para viajar no Nordeste
Praia do Preá (CE)



Praia do Preá reúne charme e esportes aquáticos bem pertinho da badalada Jericoacoara / Wikimedia Commons

Situada no município de Cruz, a cerca de 255 km de Fortaleza e 12 km de Jericoacoara, a Praia do Preá tem sido um destino para lá de comentado e requisitado nos últimos tempos devido às suas águas, seu charme e esportes.

O local é conhecido por ser reduto de amantes dos esportes aquáticos como surf, windsurf e o kitesurf. Com uma longa extensão, os passeios na areia ao fim da tarde, admirando a paisagem, também são muito recomendados.

Veleiro e buggy são outras opções para os que gostam de se aventurar ainda mais. E por estar bem perto de Jeri, vale a pena a visita até a vila.

Delta do Parnaíba (MA/PI)



Revoada dos Guarás é um dos espetáculos da natureza no Delta do Parnaíba / Wikimedia Commons

O Delta do Paranaíba tem uma das paisagens mais belas do mundo e fica entre a divisa do Piauí com o Maranhão, desaguando em mar aberto, que abrange um arquipélago de mais de 2 mil km. É um dos principais destinos da Rota das Emoções e fica numa área de proteção ambiental.

O local tem paisagens exuberantes e pode ser visitado a partir da cidade piauiense de Parnaíba. Uma das atrações mais famosas é o Delta Tradicional, tour de barco pelos principais pontos da região, como a Ilha dos Poldros e o Morro Branco.

Outra atração é a Revoada dos Guarás, passeio bastante procurado no pôr do sol, quando as aves guarás dão um show no horizonte. A Ilha das Canárias e a Ilha do Caju também valem visita e os passeios podem sair de Barra Grande (PI).

Barra Grande (PI)



Barra Grande, no Piauí, é um destino bastante procurado para a prática de kitesurf / Elzauer/ Getty Images

A praia de Barra Grande concentra belezas naturais e garante fortes ventos para os praticantes de kitesurf, além de ter uma tranquilidade garantida. O vilarejo se tornou destino requisitado para os que buscam lindas paisagens e passeios na natureza. A praia fica no município de Cajueiro da Praia, no Piauí.

Entre as atividades, a Rota do Cavalo Marinho é um dos passeios mais procurados e tem como principais atrações os rios no trajeto, a fauna e a beleza dos manguezais. De uns anos pra cá, o local ficou conhecido também por receber um dos réveillons mais badalados do Nordeste, o Réveillon das Emoções.

Corumbau (BA)


Corumbau é sinônimo de tranquilidade e conta com hotéis e pousadas charmosas / Tina Bini

No extremo sul da Bahia, a Ponta do Corumbau é um dos cenários mais impressionantes do estado. Pertinho de Trancoso e Caraíva, são muitos quilômetros de areia branca fininha e águas límpidas e calmas.

Pertencente ao município de Prado, a praia tem clima bastante tropical e conta com uma paisagem estonteante, sendo também destino referência em tranquilidade.

Para ter acesso, é necessário cruzar o mar de barco (partindo de Trancoso ou Caraíva) ou encarar uma viagem de carro por estrada de terra. A região também oferece algumas ofertas de hospedagem, entre hotéis e pousadas, como o Vila Naiá e o Vila Bela Vista.

Praia de Cumuruxatiba (BA)



Cumuruxatiba tem praias calmas e cenários apaixonantes no sul da Bahia / Luiz Souza

Também pertencente ao município de Prado, no extremo sul da Bahia, Cumuruxatiba ainda é pouco conhecida. O maior atrativo da vila de pescadores é justamente a tranquilidade que paira no ar e suas paisagens compostas por praias rasas e calmas, areias branquinhas e águas agradáveis.

Completam o cenário falésias, coqueirais e faixas de corais (na maré baixa). Não há muito luxo, mas há opções de pousadinhas charmosas e restaurantes em seu centrinho. A forma mais comum de chegar é por Porto Seguro e seguir de carro até Cumuru - como é carinhosamente apelidada.

Fernando de Noronha (PE)




Um dos destinos mais cobiçados do mundo, o arquipélago de 21 ilhas e ilhotas merece vários elogios: paradisíaco, dos sonhos e incrível são alguns deles. Suas praias intocadas de águas azul-turquesa, formações rochosas estonteantes, vida marinha bem preservada e pôr do sol explicam o porquê Fernando de Noronha ser tão mágico.

Junte isso a pousadas repletas de conforto, aconchego, sustentabilidade e contato direto com belas paisagens, assim como uma gastronomia caprichada com foco em peixes e frutos do mar frescos, e temos um dos lugares mais interessantes da Terra - e tudo com bandeira nacional.

Lençóis Maranhenses (MA)




O maior campo de dunas da América do Sul é formado por morros de areia desenhados pelo vento e águas de lagoas de cor esmeralda e turquesa. É um mosaico da natureza formado por diferentes cores e sensações que compõem uma paisagem única no mundo. Lençóis Maranhenses é espetacular nos mínimos detalhes.

Mas visitar os Lençóis vai além disso: atravessar rios, se banhar no mar, mergulhar na cultura local e, de quebra, experimentar os sabores desta região são atividades quase que obrigatórias para além do Parque Nacional.

Maravilhas gastronômicas, culturais, passeios radicais e povoados acolhedores fazem parte das principais bases de entrada dos Lençóis: as cidades de Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão, além da charmosa vila de Atins.

Lugares para viajar no Norte
Jalapão (TO)



Fervedouros são verdadeiros oásis em meio ao Cerrado no Jalapão / Divulgação/Coletivo Ecoturismo

Com suas cores, alto astral e natureza intocada, a viagem para o Jalapão é transformadora. É um dos destinos mais procurados pelos amantes de ecoturismo no país.

A cerca de 180 km de Palmas fica o portal do Parque Estadual do Jalapão, que possui natureza esbelta e uma mistura de cenários fascinantes. Os cartões-postais mais conhecidos são os fervedouros, verdadeiros oásis em meio ao Cerrado.

Os pontos que não devem faltar na viagem são o Fervedouro Bela Vista, grande poço de água azul turquesa, assim como a Cachoeira da Velha, a Prainha do Rio Novo, as dunas douradas e a Cachoeira do Formiga. O ideal é seguir para o Jalapão com veículo 4×4, em que há paradinhas no percurso do parque para dormir, comer e descansar, como Mateiros e São Félix.

Alter do Chão, Santarém (PA)



Alter do Chão conquista turistas com sua simplicidade, praias de rio e contato com a natureza / We Travel the World / Flickr

Banhado pelas águas do Rio Tapajós e cercado pelo verde da Floresta Amazônica, Alter é um dos mais belos destinos do Brasil, sendo um dos distritos da cidade de Santarém, no Pará.

Já famoso entre perfis de viajantes antenados, o destino nos espera com comunidades ribeirinhas acolhedoras, comidas cheias de temperos e sabores únicos, e praias de areia branquinha ao longo do rio.

Chega-se a partir de estrada asfaltada de Santarém, em que encontramos praias, lagoas, floresta, igapós, bares e o tradicional ritmo Carimbó. Aqui não há muito luxo - como resorts, hotéis ou restaurantes de requinte -, mas estar Alter é um convite para a desconexão do cotidiano e ao lado do que de melhor a natureza tem a oferecer.

Manaus (AM)




Principal porta de entrada para a maior floresta tropical do mundo, Manaus é como uma confluência de sabores, saberes, aromas, rios e povos.

Encravada em meio à Amazônia, a capital do Amazonas nos presenteia com muita história, natureza e cultura vibrante, onde o ideal é fazer uma imersão na gastronomia e na hotelaria. Caso queira adentrar a floresta, a pedida é o Parque Nacional de Anavilhanas.

Veja a matéria completa em CNN Viagem & Gastronomia:
https://viagemegastronomia.cnnbrasil.com.br/cnn-viagem-gastronomia/lugares-para-viajar-no-brasil/