Imagem: Divulgação
Dani Filomeno, da CNN, lista 15 points nacionais para conhecer este ano

Dani Filomeno, da CNN, lista 15 points nacionais para conhecer este ano

De norte a sul do país, a apresentadora do programa CNN Viagem & Gastronomia escolheu desde "villas" descoladas no Nordeste até chalés na Serra da Mantiqueira. Confira as preciosas dicas:


Rooftop do Fasano Salvador conta com piscina e vistas para a Baía de Todos os Santos

Rooftop do Fasano Salvador conta com piscina e vistas para a Baía de Todos os Santos
Xico Diniz

Daniela Filomeno do Viagem & Gastronomia

Depois de compartilhar 10 hotéis nacionais testados e aprovados que valem a estadia e também a viagem, é chegada a hora de dividir com vocês minha lista de desejos para este ano.

Com uma diversidade abundante que brilha nossos olhos e aflora nossos sentidos, o Brasil possui destinos únicos que não se assemelham a nenhum outro lugar do mundo.

Pegue por exemplo as águas límpidas de Maragogi, em Alagoas, ou a vila graciosa de Corumbau, no sul da Bahia, e ainda os cânions em Santa Catarina, que nos reservam um clima de montanha acolhedor, principalmente a dois.

Agora imagine hotéis e pousadas superexclusivas nestas localizações que, com poucos quartos e serviços personalizados, potencializam o que de melhor estes destinos têm a oferecer.

A boa notícia é que estas hospedagens existem (e foi muito difícil escolher apenas 15!) e prometem nos desconectar da vida agitada e nos colocar num estado de calmaria perfeito.

De norte a sul, as apostas a seguir miram em hotéis que se preocupam com o bem-estar dos hóspedes e também do meio ambiente ao redor. Ao longo de 2023, espero visitar toda a lista de sugestões abaixo e, quem sabe, escrever para vocês mais uma coluna com os "testados e aprovados". Às dicas!

Casana Hotel (Praia do Preá, CE)



Casana conta com sete bangalôs; na foto, a Suíte Piscina tem 80m² e piscina privativa / Rodrigo Azevedo

O Casana fica entre dunas e lagoas na Praia do Preá, a 280 km de Fortaleza, onde os ventos fazem do kitesurf um esporte popular. Fato é que o hotel possui até uma escola e lounge de kite, este último com espreguiçadeiras e redes para ver o espetáculo de kites no mar.

São apenas sete bangalôs, que garantem sossego e bastante privacidade - um ponto alto para mim. Outro destaque é a gastronomia, com café da manhã, almoço e jantar inclusos no restaurante aberto somente a hóspedes, o qual tem menus elaborados diariamente.

A piscina infinita (com versão menor para as crianças) é boa ideia, mas o mar, as caminhadas na areia, passeios de bike, visita a vila de pescadores e cochilo nas redes também estão entre os atrativos neste refúgio acolhedor.

Ka Bru Beach Hotel de Charme (Barra Grande, BA)



À beira-mar e cercado de verde, Ka Bru também oferece piscinas privativas / Reprodução site oficial

Exclusivo hotel-boutique na badalada Barra Grande, na Península do Maraú, na Bahia, o Ka Bru Beach Hotel fica à beira-mar e tem como objetivo fazer com que os hóspedes se sintam em casa.

Percebe-se que elegância e luxo estão por toda parte de maneira sutil, detalhes também das seis amplas e arejadas suítes com vistas e acesso aos jardins. O Ka Bru ainda conta com piscina fotogênica e verde por todo canto. Para quem quiser relaxar, o spa tem bom menu de terapias.

A cozinha utiliza produtos orgânicos e locais, em que o restaurante-bar oferece uma variedade de bebidas sazonais, lanches e refeições diárias adaptadas ao gosto do cliente.

Barracuda Hotel & Villas (Itacaré, BA)



Hotel é integrado com a natureza e fica a apenas cinco minutos do centrinho de Itacaré / Reprodução/Instagram

A cinco minutos do centro de Itacaré, no sul da Bahia, reside este refúgio luxuoso que fica entre a Mata Atlântica e o mar.

O hotel nasceu em 2020 e desde então tem arrancado elogios dos clientes que descansam nas 17 suítes e também nas villas espaçosas com todos os mimos possíveis.

Situado no topo da costa rochosa ao lado da Praia de Resende, as acomodações estão conectadas por deque de madeira, assim como restaurante, bar e piscina de borda infinita com espreguiçadeiras. Também há um rooftop ideal para prática de yoga e contemplação do pôr do sol.

Pousada Camurim Grande (Maragogi, AL)



Pousada oferece 20 diferentes acomodações à beira da praia em Maragogi / Reprodução/Instagram

A Camurim Grande fica na esplêndida Maragogi, cidade alagoana onde as águas das piscinas naturais impressionam. Logo, passeios de lancha às piscinas e visita às praias do Norte ou do Sul de buggy estão entre os programas.

Construída numa península com 300 metros de beira-mar, a pousada oferece 20 acomodações divididas em bangalôs, chalés, casas e cabana, com diferenciais como piscina privativa e terraços.

Coqueiros, manguezais, pés de manga e de caju não faltam nos cinco hectares da propriedade, onde 5% do terreno é ocupado pelas construções e também onde iguanas, saguis e pássaros ficam livres.

Jaguaríndia Village (Fortim, CE)



Com vista para o mar e coqueiral, Bangalô Família e Piscina tem ampla varanda e piscina privativa em 130m² / Luiz Candreva

Fortim é outro dos destinos cearenses onde os ventos sopram e o kitesurf tem lugar garantido entre as paisagens. Em meio a esse cenário fica o Jaguaríndia, hotel pé na areia próximo ao encontro do Rio Jaguaribe com o mar.

Inaugurado há pouco mais de um ano, é cercado por vegetação nativa e dunas. São 30 acomodações divididas em oito categorias, algumas com piscina privativa, umas de frente para o mar e outras com vista para o coqueiral e jardim.

O restaurante tem assinatura do francês Emmanuel Ruz e o café da manhã é servido nas mesas de maneira individual - outros dois bares completam o time do hotel. Escola de kite, yoga, spa e passeios pelas maravilhas naturais das redondezas são algumas opções que prometem nos desconectar.

Fasano Salvador (Salvador, BA)



Instalado num edifício tombado que serviu como primeira sede do jornal A Tarde, o Fasano Salvador tem papel central na hotelaria de luxo da capital baiana.

A maioria dos seus mais de 70 quartos são voltados para a Baía de Todos os Santos e para a histórica Praça Castro Alves. O lobby ainda carrega piso e revestimento da década de 1930 e os interiores, além de terem o refinamento do selo Fasano, têm madeiras que remetem ao Jacarandá da Bahia.

Se tudo isso já me faz querer visitá-lo, a gastronomia então não fica para trás: o restaurante Fasano serve cardápio com clássicos italianos - marca registrada do grupo - sem deixar de lado pratos baianos.

Spa e rooftop com piscina e vistas privilegiadas do mar completam os atrativos.

Vila Naiá (Corumbau, BA)



Passarelas de madeira ligam suítes e casas do Vila Naiá ao redor de vegetação nativa / Divulgação


Corumbau é um desses destinos-desejo que são referência em tranquilidade e belas paisagens. E este é o lar do Vila Naiá, totalmente isolado e imerso na natureza do litoral sul da Bahia.

São oito acomodações ao todo, quatro suítes e quatro casas ligadas por passarelas que foram desenhadas com inspiração em moradias de pescadores. Elas são todas construídas em madeira e as janelas não têm vidros.

O hotel tem como lema um luxo ecológico e é considerado um dos primeiros glampings no país. Com seu jardim natural, o enorme terreno garante privacidade e desemboca na praia praticamente deserta de 15 km.

Pela localização isolada, todas as refeições já estão inclusas na estadia - em que tudo é fresquinho e pensado para ter o menor desperdício possível.

Veja a matéria completa em:
https://viagemegastronomia.cnnbrasil.com.br/viagem/lista-de-desejos-da-dani-filomeno-15-hoteis-e-pousadas-nacionais-para-conhecer-em-2023/