ARTERRA/UNIVERSAL IMAGES GROUP VIA GETTY IMAGES |
Os impedimentos para tornar o Brasil uma potência do turismo

Os impedimentos para tornar o Brasil uma potência do turismo

O grande potencial do Brasil na exploração de suas belezas naturais, grande diversidade cultural e um calendário anual recheado de festas nacionais e regionais valem ouro em qualquer roteiro de viagem, tanto para um público consumidor interno como para quem vem do exterior. Mas esse conjunto de fatores não se traduz em destaque para país quando inserido no mercado mundial de turismo.

Um estudo divulgado pelo site da BBC News Brasil, nesta quinta-feira dia 24, intitulado "O futuro do turismo no Brasil a partir da análise crítica do período 2000 - 2019, reuniu os dados de 23 pesquisadores de 17 instituições brasileiras. O trabalho apontou que, mesmo durante o boom do turismo internacional na década passada, o Brasil recebeu pouco mais de seis milhões de visitantes estrangeiros por ano.



TOMAZ SILVA/AGÊNCIA BRASIL

A pesquisa ressalta que, nesse período, o país ainda foi palco de uma Copa do Mundo (2014) e de uma Olimpíada (2016) no espaço de apenas dois anos, mas o crescimento entre 2014 e 2019 foi ínfimo: uma alta de apenas 6,31 milhões para 6,35 milhões de visitantes. Números que, para os pesquisadores, sugerem uma estagnação do segmento.

Os dados foram levantados até 2019, ou seja, não abordaram o período da pandemia de Covid-19, quando o setor foi um dos que mais sofreu com o refluxo de toda a economia mundial. Com os dados atuais até esse referido ano, o Brasil não figura na lista da Organização Mundial de Turismo onde estão os 50 países com as maiores entradas de viajantes.

Num resumo da pesquisa, são quatro os principais fatores que prejudicam o turismo brasileiro:

  • Imagem ruim no exterior
  • Falta de continuidade em políticas e planejamento
  • Qualidade dos serviços varia muito
  • Transporte aéreo e deslocamento

A íntegra da reportagem da BBC News Brasil está no link: www.bbc.com/portuguese/brasil-63671736