A oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) de ações da alemã Porsche confirmou as expectativas do mercado e saiu no topo da faixa de preço, que variava 76,50 até 82,50 euros. Com essa definição, a montadora estreia nesta quinta-feira, dia 29, na bolsa de Frankfurt, com um valuation superior a 75 bilhões de euros, em uma das maiores ofertas de todos os tempos nas bolsas europeVias.
O capital da Porsche foi distribuído em 911 milhões de ações, em referência ao seu icônico modelo esportivo. O montante ficou dividido entre 455,5 milhões de ações preferenciais e 455,5 milhões ordinárias, sendo que apenas as ações preferenciais serão listadas.
Entre os compradores já acertados antes de se chegar ao valor da empresa, a Volkswagen está vendendo ações ordinárias para a Porsche SE, que é a maior acionista da Volkswagen; e para o fundo de investimento listado de propriedade majoritária dos herdeiros do inventor do Volks fusca, Ferdinand Porsche.
Ao todo, a Volkswagen, que detém uma participação de 75% na Porsche, levantará até 19,5 bilhões de euros com as vendas de ações. A empresa disse que planeja distribuir quase metade dos lucros aos seus acionistas na forma de um dividendo especial.
Outros investidores conhecidos são a Qatar Investment Authority, que também é um dos principais acionistas da Volkswagen; a Norges Bank Investment Management da Noruega; a T. Rowe Price; e a ADQ, um braço de investimentos do governo de Abu Dhabi.
A emissão da Porsche é a maior da Europa em mais de uma década, desde a oferta de US$ 10 bilhões da gigante de mineração Glencore PLC, em 2011. O preço sinalizou a confiança dos investidores de que a fabricante de carros esportivos possa prosperar mesmo em um ano incerto devido às oscilações na economia mundial causadas pela inflação e aumento das taxas de juros.
A nova configuração da companhia coloca a Porsche entre as cinco maiores marcas de automóveis em valor de mercado, atrás de sua controladora Volkswagen, porém à frente da rival alemã Mercedes-Benz, avaliada em mais de US$ 56 bilhões. A Tesla, com avaliação superior a US$ 886 bilhões, lidera o ranking, seguida pela japonesa Toyota Motor.
A Porsche registrou receita de 33,1 bilhões de euros em 2021, gerando um retorno sobre as vendas de 16%, bem superior aos 9,7% durante à crise financeira que enfrentou em 2009. As entregas anuais de carros praticamente triplicaram nesse período para mais de 300 mil unidades, de acordo com o prospecto da oferta do IPO.