Dia 10 de julho é o Dia da Pizza, e cai num domingo!!

Dia 10 de julho é o Dia da Pizza, e cai num domingo!!

Nada mais natural do que o Dia da Pizza cair num domingo, há muito eleito pelos paulistas e brasileiros como o dia de saborear essa iguaria criada na Itália. Há muitos relatos sobre o surgimento dela, começando por menções de que apareceu há cerca de seis mil anos no Egito. Agora, se foi um italiano, mais precisamente um padeiro napolitano conhecido como Dom Raffaele Espósito, o primeiro a ganhar a alcunha de "pizzaiollo", foi em São Paulo que a pizza ganhou novos contornos e se tornou uma das melhores do mundo - isso dito por aqueles que costumam viajar mundo afora!

Como hoje é domingo, o melhor que IPO News pode fazer é selecionar algumas boas casas da capital paulista para lembrar aos leitores que vale a pena dar uma escapada à noite para comemorar a data. Ressaltando que não há uma ordem de preferência; quem escolhe é sempre o leitor!!




Bráz Pizzaria - Com várias unidades em SP e uma também no Rio (Jardim Botânico), a Bráz abriu sua primeira casa na rua Graúna, 125, em Moema, onde seus sócios já possuíam um famoso bar, o Original. Uma das redondas criadas especialmente para a data é uma Margherita "quatro em um", batizadas de Verace, Paulistana, Burrata e Brandi. Um diferencial da Bráz é sua linha de vinhos própria, oferecendo um "Toscano" com qualidade que alcança a fama de suas pizzas.



Veridiana Pizzaria - Essa concorrida pizzaria foi aberta num casarão na rua Dona Veridiana, 661, no bairro de Higienópolis, em frente à sede do Iate Clube de Santos, onde morou a aristocrata Veridiana da Silva Prado. A casa logo se tornou um sucesso, com seu piano bar e iguarias servidas num ambiente clássico. Foi tanto sucesso que a iniciativa resultou na abertura de duas filiais: a mais recente na rua Turiassu, nas Perdizes; e a da rua José Maria Lisboa, nos Jardins, sempre muito concorrida com sua área externa nos finais de semana.



Pizzaria Camelo - É uma das mais tradicionais e antigas casas da capital, com sua primeira unidade, na rua Pamplona, 1873, funcionando a pleno vapor. As pizzas de massa fininha, servidas com um bom chopp gelado, fazem a alegria de seus clientes. A pizza da casa, a "Camelo", traz escarola temperada com aliche, ovos, palmito, bacon e azeitonas pretas. As tradicionais mussarela e marguerita estão sempre entre as preferidas dos frequentadores.



Pizzaria Speranza - Outra pizzaria (e cantina) tradicional, com 64 anos de forno, mudou recentemente de endereço, ou melhor, só trocou de ponto na mesma avenida Sabiá, 773, em Moema. Possui também uma unidade no Bixiga, onde oferece como promoção, neste domingo, seu vinho "Speranza patrimônio" por R$ 49,90 a garrafa. Novidade também será uma reportagem que a Record TV exibirá hoje (dia 10), no Domingo Espetacular, com o chef Francesco Tarallo, a partir das 19h45.



Pizzaria Castelões - Fora do burburinho das zonas sul e oeste, a Castelões está sempre na rota daqueles que querem comer uma redonda tradicional, feita por imigrantes italianos da região do Brás e da Mooca. Afinal, é a mais antiga aqui do lote apresentado (1924), e oferece também um menu cantineiro para ser saboreado com um bom Chianti. Quanto às pizzas, uma das mais pedidas é a "Castelões", com molho de tomate, mussarela e rodelas de linguiça calabresa artesanal. Está situada no antigo endereço de sua fundação, rua Jairo Góis, 126.



Pizzaria São Pedro - Como já chegamos à zona leste, nada mais justo do que mencionar a São Pedro, há mais de 50 anos servindo pizzas para os moradores do tradicional bairro italiano da Mooca. A massa crocante de seu menu com mais de 60 pizzas é disputada por gente de todos os cantos da cidade, a começar pela tradicional mussarela. Fica na Javari, 333, que é a rua do time mais querido do bairro, o Juventus.