Museu da Imigração Japonesa inaugura exposição

Museu da Imigração Japonesa inaugura exposição

Uma exposição com um acervo inédito composto por 97 mil itens é o que espera os visitantes que aproveitarem este final de semana para um passeio no histórico bairro da Liberdade, berço da colonização japonesa em São Paulo. A mostra foi inaugurada no Museu da Imigração Japonesa, e conta a saga da colonização desde a chegada dos primeiros japoneses no navio Kasato Maru, em 1908, ao porto de Santos.

A mostra está dividida em três andares do prédio da Bunkyo, a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, entidade que realiza exposições, palestras e cursos como o de língua japonesa, para manter as tradições e a memória do povo que abraçou São Paulo e o Brasil a partir do início do século 20.

Longe de ficar restrita a reminiscências da colonização, a mostra é atrativa também para os mais jovens, pois traz desde as primeiras séries de TV com super-heróis nos anos de 1950 e 1960, até manifestações muito atuais como os animes, mangás, cosplays e toda a tecnologia utilizada pelos japoneses na produção e divulgação desses desenhos, músicas e vídeos.

O Museu Histórico da Imigração Japonesa fica na rua São Joaquim, 381, bairro da Liberdade, região central da capital. Fechado às segundas-feiras, abre nos demais dias entre 13h e 17 horas. A entrada custa R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia), sendo gratuita às quartas-feiras. Mais informações: www.bunkyo.org.br/museu-historico. O telefone é: (11) 3209-5465.