Imagem: Divulgação
Exame/Ideia: Lula mantém liderança com 45%; Bolsonaro tem 36%

Exame/Ideia: Lula mantém liderança com 45%; Bolsonaro tem 36%

Uma nova pesquisa eleitoral Exame/Ideia divulgada nesta quinta-feira, dia 23, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando as intenções de voto para presidente da República. Com vistas ao primeiro turno da eleição marcada para 3 de outubro, o candidato petista tem 45% dos votos na pesquisa estimulada -quando o entrevistado recebe uma lista com os nomes dos candidatos. Em segundo continua o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 36% das intenções de voto.

No trabalho anterior, também produzido pelo Instituto Ideia e divulgado mês passado pela Exame, Lula tinha 41% das intenções de voto, contra 32% de Bolsonaro e 9% de Ciro.

Já na edição atual, o ex-ministro Ciro Gomes aparece com 7%; a senadora Simone Tebet (MDB) tem 3%; e o deputado federal André Janones (Avante), 1%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Ciro, Tebet e Janones aparecem tecnicamente empatados. Nenhum dos candidatos, brancos e nulos somaram 3%; e aqueles que não sabem somam 4%. O levantamento ouviu 1.500 pessoas por telefone entre os dias 17 e 22 de junho.

Para o segundo turno da disputa presidencial. Lula vence Bolsonaro por 48% a 41%, mostrando que a diferença entre os dois mais votados continua em sete pontos percentuais (na pesquisa anterior, Lula tinha 46% e Bolsonaro, 39%).