Kyprios derrota Mojo Star na Ascot Gold Cup | Imagem: Divulgação
Kyprios é o campeão da Gold Cup, no meeting de Ascot

Kyprios é o campeão da Gold Cup, no meeting de Ascot

O cavalo irlandês Kyprios foi uma das estrelas do meeting de Ascot, realizado entre terça e sábado, em Ascot, na Inglaterra. Treinado por Aidan O'Brien, o pilotado de Ryan Moore derrotou Mojo Star por meio corpo, com Stradivarius em terceiro, nos 4.000 metros, pista de grama. A Gold Cup (G.1) teve dotação de 500 mil libras esterlinas.



Stradivarius, um filho de Sea the Star com sete anos, era uma grande atração do páreo, pois tentava sua quarta vitória na Gold Cup. Mas não teve um percurso feliz nos últimos 300 metros da prova, com seu jóquei Frank Dettori, que se viu fechado mas não por um prejuízo dos concorrentes.

O ganhador Kyprios é um descendente de Galileo e Gema Polida, por Danehill, com quatro anos de criação da Coudelaria Mayglare e propriedade de um consórcio formado pelo criador, Magnier, Tabor, Smith e Westerberg.

No Platinum Jubilee Stakes (G.1), prova em homenagem aos 70 anos de reinado da Rainha Elizabeth com um milhão de libras de dotação, o vencedor foi Naval Crown, com o jóquei James Doyle, que atropelou pelo externo da pista em um final sensacional na reta dos 1.200 metros, pista de grama.


Naval Crown, velocista da Godolphin - Divulgação

O filho de Dubawi e Come Alive, por Dansili, de quatro anos, derrotou Creative Force mais Campanelle e Artorio, que chegaram empatados na terceira posição. Sagrado completou o marcador, em 24 participantes. Tanto Naval Crown como Creative Force pertencem a Godolphin, do sheikh Mohammed Al-Maktoum, e são treinados por Charles Appleby.


O festival de Ascot teve um total de cinco dias de corridas, com 35 páreos, sendo oito de Grupo 1, com um total de 8.652 milhões de libras esterlinas em prêmios. Em outra prova com um milhão de libras de dotação, o Prince of Wales Stakes (G.1), a vitória coube a State of Rest, um filho de Starspangledbanner e Repouso, por Quiet American, treinado por Joseph O'Brien e pilotado por S.M. Crosse.