Pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira, dia 22, aponta para a liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial com 45% das intenções de voto na pesquisa estimulada - quando é apresentada a lista de nomes dos pré-candidatos. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece em segundo lugar, com 31%.
Os dois principais candidatos oscilaram positivamente dentro da margem de erro de 3,2 pontos desde a última sondagem do instituto. No início do mês, Lula tinha 44% e Bolsonaro estava com 30%. Os demais candidatos alinhavados pela pesquisa seguem longe do primeiro e segundo colocados na disputa.
O terceiro nome a aparecer é o do ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com 8% das intenções de voto; seguido pelo ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB), que tem 3%; senadora Simone Tebet (MDB) e deputado federal André Janones (Avante) -cada um com 2%. Os demais candidatos não pontuaram nessa pesquisa.
Cenário estimulado do 1º turno
- Lula (PT): 45%
- Bolsonaro (PL): 31%
- Ciro (PDT): 8%
- Doria (PSDB): 3%
- Simone Tebet (MDB): 2%
- Janones (Avante): 2%
- Eymael (DC): 0%
- Felipe D´Ávila (Novo): 0%
- Vera (PSTU): 0%
- Nenhum/não iria votar/branco/nulo: 7%
- Não sabe/não respondeu: 2%
No caso de haver segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o primeiro ganharia contra qualquer um dos adversários testados, enquanto o atual presidente perderia também para Ciro e empataria tecnicamente com Doria. No principal cenário da disputa, Lula (PT) venceria com 54% enquanto Bolsonaro (PL) teria 34% dos votos (diferença de 20% a favor do petista), ficando brancos e nulos com os 12% restantes dos votos.