Imagem: Divulgação
Fernando de Noronha: um dos lugares mais bonitos do Brasil!, por Yeda Saigh

Fernando de Noronha: um dos lugares mais bonitos do Brasil!, por Yeda Saigh

Quem ainda não conhece Fernando de Noronha, arrume suas malas, é um dos lugares mais bonitos do Brasil! Estive lá há alguns anos, mas amigos queridos meus acabaram de chegar e me mandaram algumas dicas.



Vista dos Dois Irmãos
Foto Thais Saigh

Avistada pela primeira vez entre 1500e 1502, o arquipélago tem sua descoberta atribuída a uma expedição comandada pelo explorador português Fernando de Loronha ter financiado a expedição que originou sua descoberta. ... O motivo de tanta luta não foi devido à sua beleza da ilha, mas sim por sua posição estratégica. Hoje o arquipélago pertence ao estado de Pernambuco e é formado por 21 ilhas, numa extensão de 26 km², sendo uma principal e a maior de todas como a única ilha habitada. As demais são desabitadas, só podendo ser visitadas com licença oficial do IBAMA.



Mirante
Foto Thais Saigh

Programar uma viagem a Fernando de Noronha pode significar a realização de um sonho da maioria dos brasileiros. No Arquipélago, temos a sensação de estar em uma parte do Brasil que deu certo: são 17 quilômetros quadrados a 545 km da costa, onde vive uma população de apenas 3.012 habitantes e o turismo é desenvolvido de forma sustentável, criando a oportunidade do encontro equilibrado do homem com a natureza em um dos santuários ecológicos mais importantes do mundo.
Atualmente existem voos diários que partem para ilha, saindo de Recife. A partir desse mês (dezembro /21) a Azul está operando S Paulo/ Fernando de Noronha direto.

É o principal e mais belo parque marinho brasileiro, sendo considerado como um dos melhores lugares para a prática de mergulho do mundo, podendo-se enxergar até 50 metros de profundidade. A diversidade de pontos de mergulho permite que as empresas locais ofereçam opções de passeios para todos os tipos de mergulhadores, sejam experientes ou iniciantes, e também fazendo o batismo de quem ainda não conhece as belezas do fundo do mar.


Trilha para o Forte São Pedro
Foto Thais Saigh

São inúmeras as opções de atividades e passeios, que atendem a todos os públicos e oferecem ao visitante a chance de ver todas as belezas naturais das ilhas. É também um paraíso para os amantes da fauna e da flora, que são consideradas uma das mais ricas do mundo.

Existe uma grande base do Projeto Tamar instalada em Fernando de Noronha, sendo uma das bases mais importantes. É um verdadeiro laboratório natural, pois a transparência do mar oferece excelente condição ao esenvolvimento de pesquisas sobre a biologia e comportamento das tartarugas marinhas em ambiente natural, sobretudo debaixo d'água.



Projeto Tamar
Foto Internet

Curiosidade

Existe uma lei que proíbe o nascimento de bebês em Fernando de Noronha:
assim que as grávidas atingem o sétimo mês são obrigadas a sair e retornam cerca de 15 dias após o parto.

Praias




Indicação das Praias
Foto Thais Saigh

Praia do Sancho: já foi eleita mais de uma vez a praia mais bonita do mundo.



Praia do Sancho
Foto Thais Saigh

Praia dos Porcos: já foi eleita a segunda mais linda do mundo.

Praia do Sueste: excelente baía para mergulhar.



Praia do Sueste
Foto Internet

Praia do Leão: também considerada ótima para mergulho.


Praia do Leão
Foto Thais Saigh

Praia do Bode: muito bonita com uma piscina natural e na beira da praia pode-se ver partes de um navio naufragado.



Praia do Bode
Foto Thais Saigh

Praia Cacimba do Padre é a melhor estruturada para se tomar sol: alugam cadeiras, guarda sois e tem dois restaurantes. É uma das melhores para a prática do surf e no final dela avista-se o morro 2 Irmãos.



Praia Cacimba do Padre
Foto Thais Saigh

Praia e Mirante do Boldró: são atrações onde existe um bar bem animado com música. É um local excelente para se admirar o por do sol famoso da ilha.


O guia nos apanhou cedo no hotel e nos levou para visitarmos 11 praias, sendo que fizemos 2 paradas para mergulho e outras para tomar banho de mar e aproveitar a vista deslumbrante.

Praia de Meio, também conhecida como outro bom local para ver o por de sol. Lá tem um bar bem animado com música ao vivo.



Praia do Meio
Foto Thais Saigh

Praia do Cachorro - também com um bar para se ver o por do sol!


Outro passeio gostoso para um fim de tarde é na Vila dos Remédios, onde você pode visitar o comércio local, apreciar restaurantes, etc.



Vila dos Remédios
Foto Internet

Um dos passeios recomendados, é a Trilha do Atalaia, opção longa e curta. Assim que você chegar na ilha faça um agendamento para reservar uma dessas trilhas porque a procura é grande. A curta é de 1k1/2 (dispensa guia) e a longa de 4 kms, só pode realizar acompanhada por eles.



Trilha do Atalaia
Foto Internet

Gastronomia


Existem algumas opções de restaurantes, onde a especialidade de quase todos é frutos do mar. Vale a pena conferir, pois cada um conta com um estilo e decoração únicos.



Restaurante Mergulhão
Foto Internet

Hotelaria


Pousada Lua Bela, foi onde ficamos, o staff é muito atencioso e gentis. O café da manhã é excelente, e o chá da tarde é servido às 17 hs. O chef Gustavo prepara bolos incríveis e deliciosas tapiocas. Os quartos são muito confortáveis, um ótimo custo benefício, recomendo.



Pousada Lua Bela
Foto Thais Saigh

Pousada Tejuguaçu

Que em TUPI significa lagarto grande, é uma pousada que tem desde a sua concepção a estrutura o local e doutrinas para trazer aos seus hóspedes o máximo de tranquilidade, sombra, paz e máxima harmonia com a natureza, onde está imersa em uma área exclusiva na Mata Atlântica Insular de Fernando de Noronha...
www. pousadateju.com.br


Pousada Tejuguaçu
Foto Internet

Pousada Morena

Virada para a Praia da Conceição, dispõe de suítes duplas, triplas e bangalôs com banheiro privativo com banho quente por aquecimento solar, frigobar, TV, telefone, ar condicionado.



Pousada Morena
Foto Internet

Pousada Maravilha

A pousada Maravilha é situada na deslumbrante praia do Sueste; dispõe de cinco exclusivos bangalôs, com acomodações para duas pessoas cada, e três apartamentos de luxo.



Pousada Maravilha
Foto Internet

ATIVIDADES

Conhecer a ilha principal - feita em veículos estilo safári, tem uma visão da ilha e de suas praias. O passeio dura um dia inteiro Mergulhar na Praia do Atalaia- É um dos locais mais visitados por mergulhadores no mundo, podendo visitar apenas 100 pessoas por dia.

Baía dos Porcos - Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. Possui várias piscinas naturais na maré baixa. Praia sem estrutura de barraquinhas.

Conhecer o Projeto Tamar - Em funcionamento entre setembro e dezembro.

Observar golfinhos- Pode observar no mirante dos golfinhos ou em passeios de barco.

Aquasub - Conhecido também como Planasub ou Prancha a Reboque, ou seja, é um barco puxando uma prancha. A pessoa com máscara e snorkel segura na prancha e vai com sua cabeça mergulhada.
Trilhas - Existem várias trilhas, mas a que se destaca é a trilha do Atalaia. Nela, existe a oportunidade de conhecer o lado não habitado da ilha.

Para finalizar um pensamento de Ariano Suassuna:
"Quem gosta de ler não morre só"

Aproveitem e boa viagem!!