Richard Branson cumpre promessa e decola rumo ao espaço

Dezessete anos após iniciar o seu projeto espacial, o empresário inglês Richard Branson cumpriu a promessa e fez o voo inaugural da nave VSS Unity neste domingo, 11/07. Com seis tripulantes, a aeronave permaneceu por alguns minutos no espaço, o suficiente para que Branson e sua tripulação pudessem sentir a ausência de gravidade. O tempo total da viagem foi de pouco mais de uma hora.

Em seu Instagram, o empresário publicou: "sonhei com este momento desde criança, mas ir ao espaço é ainda mais mágico do que eu poderia imaginar. É impossível descrever como você se sente ao olhar para a Terra lá embaixo, é apenas uma beleza indescritível".



instagram Virgin Galactic

O ponto mais alto do voo, quando os tripulantes puderam soltar os cintos e sentir a falta de gravidade, foi a 85 quilômetros do nível do mar, ficando abaixo da linha de Kárman, espécie de fronteira espacial a 100 quilômetros de altitude, que, para muitos cientistas, é onde realmente começa o espaço sideral. Para a NASA, a agência espacial norte-americana, essa fronteira espacial tem início um pouco antes, o que valida a expedição da VSS Unity.

A Virgin Galactic não usou um foguete tradicional para lançar sua nave, mas sim um avião criado para isso que decolou da pista do aeroporto Spaceport American, construído no estado do Novo México (EUA) especialmente para missão. Quando atingiu a altitude desejada, soltou a VSS Unity. Ao chegar ao espaço, a nave ligou seus motores e depois desceu de volta à terra planando.

Com essa viagem, Richard Branson poderá avaliar melhor o uso da aeronave para seus propósitos comerciais. A Virgin Galactic pretende começar as viagens de turismo no próximo ano. Cerca de 600 pessoas já compraram passagens com preços que variam de US$ 200 a 250 mil.

Recém-eleito o homem mais rico do mundo pela revista Forbes, Jeff Bezos, ex-CEO e atual presidente do Conselho da Amazon, vai embarcar, no próximo dia 20/7, no primeiro voo tripulado de sua companhia espacial, a Blue Origin. A viagem será feita na cápsula New Shepard, ao lado do irmão Mark Bezos e tripulação. Na "briga" pelos holofotes com Richard Branson, o fundador da Amazon diz que, em compensação a lançar sua nave depois do "concorrente", ele fará uma viagem de maior distância na órbita da terra.

Aguarda-se, portanto, os próximos lances dessa corrida espacial e comercial.