Na terça-feira (24), a Meta também foi condenada por enganar os usuários sobre a segurança do Facebook, Instagram e WhatsApp e permitir a exploração sexual infantil nessas plataformas
Por Dawn Chmielewski, Em Reuters - Los Angeles
Um júri de Los Angeles considerou a Alphabet, dona do Google, e a Meta, dona do Facebook e do Instagram, culpadas em um processo judicial histórico sobre vício em redes sociais. O desfecho pode influenciar milhares de casos semelhantes contra as empresas de tecnologia movidos por pais, procuradores-gerais e distritos escolares.
Pelo menos metade dos adolescentes americanos usa o YouTube ou o Instagram diariamente, de acordo com o Pew Research Center. O caso de Los Angeles envolve uma mulher de 20 anos que afirmou ter se viciado nos aplicativos ainda jovem devido ao design voltado para a retenção de atenção.
Os autores da ação em Los Angeles focaram no design das plataformas em vez do conteúdo, tornando mais difícil para as empresas evitarem a responsabilidade civil.
Snap e TikTok também eram réus no julgamento, mas ambos fecharam acordos com a autora antes do início dos procedimentos no tribunal. Os termos desses acordos não foram revelados.
Segurança de crianças e adolescentes
Grandes empresas de tecnologia nos Estados Unidos têm enfrentado críticas crescentes na última década em relação à segurança de crianças e adolescentes. O debate agora se deslocou para os tribunais e governos estaduais, uma vez que o Congresso dos EUA se recusou a aprovar uma legislação abrangente para regulamentar as redes sociais.Pelo menos 20 Estados sancionaram leis no ano passado sobre o uso de redes sociais por crianças, de acordo com a Conferência Nacional de Legislaturas Estaduais, organização apartidária que monitora leis estaduais.
A legislação inclui projetos que regulam o uso de celulares em escolas e exigem que usuários verifiquem a idade para abrir contas em redes sociais. A NetChoice, uma associação comercial apoiada por empresas como Meta e Google, está tentando invalidar as exigências de verificação de idade na justiça.
Um caso separado sobre vício em redes sociais, movido por diversos estados e distritos escolares contra as empresas de tecnologia, deve ir a julgamento neste verão no tribunal federal de Oakland, Califórnia.
Outro julgamento estadual está programado para começar em Los Angeles em julho, afirmou Matthew Bergman, um dos advogados que lideram os casos pelos autores. Este envolverá Instagram, YouTube, TikTok e Snapchat.
Separadamente, um júri do Novo México considerou, na terça-feira (24), que a Meta violou a lei estadual em um processo movido pelo procurador-geral do estado, que acusou a empresa de enganar os usuários sobre a segurança do Facebook, Instagram e WhatsApp e de permitir a exploração sexual infantil nessas plataformas.
Valor
https://valor.globo.com/empresas/noticia/2026/03/25/juri-nos-eua-considera-meta-e-google-culpados-em-processo-sobre-vicio-em-redes-sociais.ghtml





