Decisão deve sair nas próximas semanas, diz Boulos sobre eventual ida ao PT

A definição sobre uma eventual saída do PSOL para se filiar ao PT sairá nas próximas semanas, disse Guilherme Boulos, ministro da Secretaria-Geral do governo Lula, em entrevista ao Frente a Frente, do Canal UOL.

Boulos afirmou que o prazo para a decisão é até 4 de abril, já que mudanças partidárias precisam ocorrer antes do registro de candidaturas para as eleições. Ele falou sobre o risco para o PSOL caso haja uma saída coletiva no partido..

Nosso grupo está fazendo uma discussão política séria e estratégica sobre os rumos que tomaremos. Essa discussão deve se concluir nas próximas semanas. Nós não acreditamos em uma esquerda que pregue só para convertido, não busque disputar maiorias na sociedade e não põe o pé no barro. Esse não é modelo de esquerda que a gente defende.

Ao mesmo tempo, nós entendemos a importância que tem o PSOL, um partido que carrega pautas importantes para a esquerda brasileira. Uma saída do nosso grupo agora praticamente inviabilizaria a existência institucional do PSOL.

Com todas essas lideranças saindo, a dificuldade do partido de ultrapassar a cláusula de barreira se tornaria ainda maior, talvez quase como uma inviabilidade. Nós estamos ponderando tudo isso no debate interno. Não tem nem como dar spoiler porque ele não existe. Essa decisão sairá antes do dia 4 de abril, qualquer que seja ela. Guilherme Boulos

O sistema e a institucionalidade brasileira precisam de grandes reformas. O Judiciário precisa de uma democratização maior. É o poder com menor permeabilidade pelo povo. Isso, nós à esquerda já dizemos há muitos anos. É inadmissível o nível de farra que viraram os penduricalhos, não só no Judiciário. Isso vale para todos os poderes e para os militares. Ou seja, isso precisa ser enfrentado. Guilherme Boulos

No Frente a Frente, os colunistas Daniela Lima e Fábio Zanini mergulham nos bastidores de Brasília para trazer análises exclusivas e informações sobre o cenário político nacional e as articulações para as eleições de 2026.

Uol
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2026/03/23/unidade-da-esquerda-e-essencial-diz-guilherme-boulos.ghtm