Comissões sobre habitação social e enchentes foram aprovadas pelo plenário, mas estavam paradas por articulação da base do prefeito
Carlos Petrocilo
O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou, nesta quarta-feira (6), que a Câmara de Vereadores instale as CPIs das Habitações de Interesse Social (HIS) e a das enchentes no Jardim Pantanal.
As duas comissões foram aprovadas no plenário da Casa. No entanto, líderes de bancadas ligados ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), se comprometeram em não indicar nenhum nome para compô-las.
A CPI das HIS visa apurar se empresas estariam se beneficiando de incentivos fiscais concedidos pela gestão Nunes, mas sem vender casas à população de baixa renda. Já a das Enchentes deverá avaliar as causas das inundações em regiões como Jardim Pantanal, zona leste da capital.
"Vamos investigar os contratos habitacionais e as responsabilidades pelas enchentes no Jardim Pantanal. Não descansaremos até que as CPIs estejam funcionando e os fatos apurados", diz a vereadora Luna Zarattini, líder do PT na Câmara.
As duas decisões foram proferidas em mandados de segurança impetrados pelo PT. "A Justiça reconheceu que não se pode calar a voz da minoria. A Câmara é do povo, e o povo quer respostas", afirma Luna.
Folha de S.Paulo
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2025/08/justica-manda-camara-municipal-de-sp-instalar-cpis-em-derrota-para-nunes.shtml