Jogando contra o líder do Campeonato Brasileiro, o Santos surpreendeu na noite desta quarta-feira, dia 16, e derrotou o favorito Flamengo por 1x0, com um belo gol de Neymar já no final da partida, realizada na Vila Belmiro.
O jogo também marcou a estreia oficial do garoto Robinho Júnior, 17 anos, filho do ex-atacante do Peixe que foi ídolo na Vila e hoje cumpre pena por crime de estupro coletivo cometido na Itália. Com o resultado, o Santos passa a somar 14 pontos e deixa a zona de rebaixamento. Já o Rubro-Negro se mantém com 27 pontos e agora vê sua liderança ameaçada, pois o vice-líder Cruzeiro tem a mesma pontuação e enfrenta o Fluminense nesta quinta, dia 17, no Maracanã.
A disputa pelas primeiras posições embolou mais ainda com o empate por 2x2 do Red Bull Bragantino com o São Paulo, em Bragança Paulista. O Massa Bruta permanece na terceira colocação, também com 27 pontos. O Tricolor paulista continua em situação difícil na ponta inferior da tabela, com 13 pontos e no 16º lugar, apenas uma posição acima da zona do descenso.
O Corinthians foi até Fortaleza e conseguiu uma importante vitória sobre o Ceará por 1x0, gol de Talles Magno. O placar levou o Alvinegro para a nona posição na tabela, com 19 pontos, trocando de posições com o seu próprio adversário, que agora é o 10º, com 18 pontos.
Além do Flamengo, mais duas equipes que participaram recentemente do Mundial de Clubes jogaram na noite desta quarta-feira. O Palmeiras empatou em um gol com o Mirassol e prossegue na quinta colocação com 23 pontos, mas com uma partida a menos do que os primeiros colocados.
Em confronto realizado no estádio Mané Garrincha, em Brasília, o Botafogo empatou sem abertura do placar com o Vitória, chegando a 22 pontos, no sexto posto da classificação geral, e acirrando ainda mais a luta que promete seguir no mano a mano até o final do Brasileirão.