Imagem: Instagram @cossecarolina
Yamandu Orsi assume presidência do Uruguai na volta da Frente Ampla ao poder

Yamandu Orsi assume presidência do Uruguai na volta da Frente Ampla ao poder

Mais uma vez, a união de políticos em torno de uma Frente Ampla foi vitoriosa na América do Sul. Neste sábado, dia 2, o professor e historiador Yamandú Orsi tomou posse como 43º presidente do Uruguai, no mesmo dia em que o país celebrou 40 anos de democracia pós-regime militar.

Ligado ao grupo político do ex-presidente José Pepe Mujica, tendo como vice a ex-prefeita de Montevidéu, a comunista Carolina Cosse, o novo presidente arregimentou apoios importantes e derrotou a centro-direita do ex-presidente Luis Lacalle Pou, que deixou o poder com bons índices de aprovação.

A cerimônia de posse aconteceu após Yamandú Orsi jurar lealdade à Constituição, no Palácio Legislativo, em Montevidéu. Antes, ele recebeu a faixa presidencial de Lacalle Pou na Plaza Independencia tomada pela população.



Formada em 1971, a Frente Ampla chega assim ao quarto mandato presidencial. Antes, governaram Tabaré Vázquez (2005-2010 e 2015-2020) e José Pepe Mujica (2010-2015). Mesmo adoentado, Mujica, acompanhado de sua mulher, a ex-senadora e ex-vice-presidente Lucia Topolansky, fez questão de comparecer à posse, da mesma forma que esteve presente, até onde a saúde permitiu, na campanha de Orsi e Carolina.

Presidentes de vários países compareceram à posse, como Luiz Inácio Lula da Silva, Santiago Peña, Gustavo Petro e Gabriel Boric, além do rei Felipe VI, da Espanha. Isolado no continente, o presidente argentino Javier Milei foi o único a não aparecer. Uma ausência que passou despercebida em meio à grande festa democrática vista na capital Montevidéu.