O atacante Vini Jr. foi eleito o melhor jogador do mundo em votação realizada nesta terça-feira, dia 17, pela Federação Internacional de Futebol, em Doha, no Catar. A eleição no "Fifa the Best" recoloca o futebol brasileiro no topo da competição após 17 anos.
O jogador do Real Madrid, que se encontra em preparativos para enfrentar o Pachuca nesta quarta, pela Copa Intercontinental, superou a concorrência de outros 10 astros. Vini Jr., de 24 anos, era o único representante do Brasil entre os candidatos na principal categoria do evento e recebeu 48 pontos.
Divulgação Fifa
Rodri, que recebeu recentemente a Bola de Ouro, desta vez ficou em segundo lugar, com Bellingham em terceiro. O volante espanhol do Manchester United somou 43, cinco a menos que o brasileiro, enquanto o meia inglês, também do Real Madrid, registrou 37 pontos.
A eleição de Vini Jr. põe o Brasil novamente em destaque. A última premiação do país tinha acontecido em 2007, quando o meio-campista Kaká conquistou a láurea. Ele se torna o sexto brasileiro a ser coroado mundialmente pela Fifa. Ronaldo Fenômeno (três vezes), Ronaldinho Gaúcho (duas vezes), Romário, Kaká e Rivaldo levaram o prêmio anteriormente.
Divulgação Fifa
A festa também teve uma atleta brasileira em destaque. A Rainha Marta foi a vencedora do primeiro Prêmio Marta, categoria estreante no "Fifa the Best" que elege o gol mais bonito da temporada do futebol feminino.
Divulgação Fifa
O gol em destaque da atacante brasileira aconteceu no dia 1º de junho, em amistoso da seleção contra a Jamaica. Marta bateu de longe, sem chance de defesa, e completou a goleada de 4x0 na Arena Fonte Nova, na Bahia.