Kia Joorabchian | Imagem: Divulgação
Kia Joorabchian, ex-manda-chuva do Corinthians, quer dominar o turfe mundial

Kia Joorabchian, ex-manda-chuva do Corinthians, quer dominar o turfe mundial

No último final de semana em que foi realizado o GP Qatar l'Arc de Triomphe, em Longchamp, um outro evento chamou a atenção da imprensa que acompanhou a vitória da potranca Bluestocking na prova mais famosa do turfe europeu.

Em um leilão promovido em Newmarket, na vizinha Inglaterra, a Amo Racing, do empresário do setor esportivo Kia Joorabchian, comprou pouco mais de 24 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 175 milhões) em potros durante as três sessões da hasta pública. Uma negociação que impactou no mercado mundial, feita em parceria, no caso de alguns lotes, com a Al Shaqab Racing e outros dois importantes signatários.




Entre as aquisições feitas, registro para os maiores lances consumados, como 4,4 millhões de libras para um filho de Frankel, 4,3 milhões para um descendente de Wootton Bassett, 2,9 milhões para um filho de Camelot, e finalmente 3,6 milhões para outros dois descendentes de Frankel, num total que superou 20 lotes de animais.

Os especialistas em leilões de cavalos ficaram atônitos com o poder de compra do iraniano, que enfrentou de igual para igual as maiores coudelarias do turfe internacional, a começar da poderosa Godolphin do sheikh Mohammed Al Maktoum. Só que ele não estava sozinho nessa troca de chumbo grosso, já que formou um robusto sindicato com o sheikh do Qatar Joaan Al Thani (Al Shaqab), Anthony Ramsden (Valmont Farm) e o bilionário dono do time do Notttingham Forest, Evangelos Marinakis.

Nas entrevistas que deu após as compras, Kia Joorabchian mostrou sua disposição em entrar forte no turfe. "Se nós vamos competir, temos que ter os melhores pedigrees, ou então seremos deixados de lado. A maioria dos leilões hoje em dia é dominada por três ou quatro grandes grupos, e nós sabemos que temos que pagar alto se quisermos nos equiparar a eles".


Credit: Laura Green

Joorabchian comparou seu ato de "disrupção" contando como entrou no disputado futebol inglês. Em 2006, o empresário levou os argentinos Carlos Tevez e Javier Mascherano para o West Ham United, então considerado um pequeno time diante de potências como Manchester United, Chelsea ou Arsenal. Essa mesma disrupção ele quer fazer agora no turfe, abrindo caminho, segundo seu raciocínio, para que se formem outros studs competitivos ao redor do mundo.

Para os brasileiros, a lembrança de Kia Joorabchian vem de antes dele ter formado essa associação com o West Ham. É que Tevez e Mascherano, precedendo a jornada na Europa, jogaram no Corinthians em 2005, sendo que Carlito ficou mais tempo e participou ativamente da conquista do Campeonato Brasileiro desse ano.


Carlito Tevez

A ligação do iraniano com o país ainda existe. Joorabachian, de 53 anos, é casado com a advogada brasileira Tatiana Alonso. Em julho deste ano, ele ofereceu o agora ex-jogador Carlito Tevez para ser o novo treinador do Alvinegro paulista, mas o também argentino Ramón Diaz acabou sendo o escolhido e segue à frente do time.