Direção: Ryan Murphy e Ian Brennan, Netflix |
''Monstros: Irmãos Menendez, assassinos dos pais'', por Eleonora Rosset

''Monstros: Irmãos Menendez, assassinos dos pais'', por Eleonora Rosset

Aquelas cenas escuras na tela, nas quais mal se distinguem vultos, encobrem algo terrível. Os irmãos Lyle e Erik, de 18 e 20 anos, se preparam para por em prática um plano macabro.

Eles são bonitos, carinhosos um com o outro. Quem diria que isso aconteceu mesmo?

Armados de espingardas que acabaram de comprar, atiram à queima roupa e muitas vezes nos pais que dormiam no sofá da casa deles e acordam surpresos e assustados. Foi tudo muito rápido. Nenhuma palavra. Uma execução.

Mas o "por que" fizeram isso não é algo fácil de entender. Aqueles garotos tinham tudo. Moravam numa bela casa em Beverly Hills, roupas caras, carros e festas.

Essa série, que conta a história do que aconteceu em 1989, tem um labirinto de questões mal explicadas, que vão se revelando ao longo dos nove capítulos da obra.

Mais que envolvente, o acontecido é visto de vários ângulos. O mais óbvio seria a pura ganância. Até o testamento do pai deixa tudo para eles. Será que acreditavam que seriam deserdados ou mesmo mortos pelos pais? Havia um grande segredo que viria à tona mais tarde.

Herdeiros ricos, passam a gastar de maneira insana.

Mas será que o dinheiro explica os assassinatos à sangue frio?

Parece que ocorreu algo na relação afetiva entre os membros daquela família que representou o ponto nevrálgico do que aconteceu. O pai muito rígido (Javier Bardem, ótimo) e a mãe distante (Chloe Sevigny) empurrariam os filhos a esse ataque de ódio mortal?
Na falta de algo melhor os garotos são diagnosticados como sociopatas. Mas ninguém sabe o que aconteceu de verdade. Só os que não estão mais aqui. Talvez nem eles...

E a plateia se arrepia porque percebe, lá no fundo, que isso pode acontecer a qualquer momento, onde menos se espera.

O amor pode se converter em ódio, se barreiras internas não forem acionadas a tempo.

Eleonora Rosset
http://www.eleonorarosset.com.br/