A conclusão da 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, no último final de semana, mostrou um Botafogo ganhando do Athletico PR e se isolando na liderança, com 60 pontos. Já o Palmeiras, seu principal oponente na luta pelo título, derrapou na reta final, apenas empatou com o Bragantino e ficou com 57 pontos. Em terceiro, permaneceu o Fortaleza, que perdeu para o Grêmio e estacionou nos 55 pontos.
A partir do quarto colocado, o Flamengo, as chances parecem cada vez mais distantes de uma aproximação com os ponteiros. O Rubro Negro está com 51 pontos, na quarta colocação, em uma situação parecida a do quinto na tabela, o São Paulo, com 47 pontos. Esses dois times e mais Internacional (sexto), Bahia (sétimo) e Cruzeiro (oitavo), aparecem na situação de disputarem vaga na Copa Libertadores, tanto no G4 como no G6, da pré-Libertadores.
Em seguida, surgem as equipes com pontuação que lhes permitiria acesso à Copa Sul-Americana, caso de Vasco, Atlético MG, Grêmio, Criciúma, Bragantino e Juventude. E finalmente o lote que luta para não cair na zona de rebaixamento, que começa por Athletico Paranaense e Fluminense e termina nos atuais quatro integrantes da Z4, a saber: Vitória, Corinthians, Cuiabá e Atlético GO.
A partir do próximo dia 16 (após intervalo devido à data-Fifa), quando começará a 30ª rodada do Brasileirão, as equipes terão apenas oito jogos para decidir o futuro de cada uma para o campeonato do ano que vem.