O zagueiro Juan Izquierdo, do Nacional do Uruguai, morreu, na noite desta terça-feira, dia 27, no hospital Albert Einstein, na capital paulista. O jogador, de 27 anos, estava internado desde a última quinta-feira, dia 22, quando sofreu um mal súbito enquanto defendia o seu time contra o São Paulo, em jogo pela Copa Libertadores, no Morumbis.
Segundo comunicado da equipe médica do hospital, o atleta uruguaio teve morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca. O Nacional divulgou nota oficial sobre a morte de seu jogador, no que foi seguido pelo São Paulo, por outros clubes paulistas e também equipes uruguaias como o Peñarol, adversário histórico do Nacional nos estádios de Montevideu.
A passagem pelo exterior durou pouco. O zagueiro ficou apenas seis meses no futebol mexicano e voltou para o Montevideo Wanderers. Izquierdo teve duas passagens pelo Nacional. A primeira delas aconteceu no começo de 2022. No ano seguinte, ele defendeu o Liverpool de Montevidéu e voltou ao Nacional no começo de 2024 - era reserva no time e na última quinta-feira entrou no segundo tempo do jogo, no lugar de Coates.
Durante sua carreira de zagueiro, Juan Izquierdo conquistou três títulos: dois Campeonatos Uruguaios e uma Supercopa Uruguaia. Ele nunca chegou a ser convocado para a Seleção Uruguaia.
O velório do atleta deve ser realizado nesta quinta-feira, dia 29, a partir das 10 horas, nas dependências do clube Nacional, em Montevidéu. O corpo de Juan Izquierdo será transladado hoje em avião da Força Aérea do Uruguai.