Imagem: Divulgação
Falha em aplicativos da Microsoft causa apagão geral em todo o mundo, com reflexos no Brasil

Falha em aplicativos da Microsoft causa apagão geral em todo o mundo, com reflexos no Brasil

Uma falha global nos sistemas e aplicativos da Microsoft afetou aeroportos, bancos e empresas de mídia e telecomunicações em vários países do mundo entre a madrugada e a manhã desta sexta-feira, dia 19.

A empresa informou que a falha foi corrigida, mas aplicativos e Office 365 ainda apresentam oscilações durante o dia. A Microsoft avisou ainda que o impacto residual do apagão pode impactar no tempo de normalização dos serviços.

Aeroportos brasileiros não tiveram seus sistemas seriamente afetados, mas pelo menos oito voos registraram atrasos. Pelo menos um grande banco, o Bradesco, verificou instabilidade no App que atende seus clientes. Banco Pan e Neon também constataram falhas.

Além dos aeroportos, ferrovias e sistemas financeiros sofreram panes em vários estados norte-americanos, países europeus e da Oceânia. As primeiras informações veiculadas pela imprensa internacional dão conta que a falha global no sistema da Microsoft parece ter sido causada por um erro na atualização da CrowdStrike.

A CrowdStrike é uma empresa global de segurança cibernética e inteligência de ameaças que disponibiliza um produto que é uma solução de agente único para interromper ataques. A companhia foi fundada em 2011 e tem em seu currículo o atendimento a casos de ataques digitais ao governo norte-americano e junto a clientes privados.