Em comunicado divulgado ao mercado nesta terça-feira, dia 16, a Claro Participações informou que encerrou o segundo trimestre de 2024 com alta de 11,24% no EBITDA, o lucro antes de impostos, depreciações, juros e amortizações, em relação ao mesmo período de 2023. Com isso, a cifra alcançou R$ 5,33 bilhões. As receitas do grupo somaram R$ 12,1 bilhões no período, uma alta 6,7%.
O maior crescimento, de 9,1%, foi registrado na telefonia móvel. A unidade celular, que tem à frente o diretor Paulo Cesar Teixeira, faturou R$ 6,45 bilhões no segundo trimestre, e continua sendo a principal área de vendas da Claro no país.
O crescimento se deu por uma conjunção de diversos fatores, incluindo liderança na portabilidade, aumento da base de pós-pago, incremento do ARPU, dentre outros, explicou a companhia.
A Claro encerrou o trimestre com um total de 88,3 milhões de clientes móveis, com acréscimo líquido de 600 mil linhas portadas nos últimos 12 meses. Como resultado, cresceu 0,77 p.p. em market share.
No pós-pago, terminou o trimestre com 52,9 milhões de linhas ativas, crescimento de 9,1% na comparação anual. Nesse modelo, adicionou 4,4 milhões de clientes nos últimos 12 meses, sendo que estes atingiram a marca de 60% da base total (+2,0 p.p na comparação anual). O movimento foi impulsionado pela portabilidade de linhas e aceleração das migrações de clientes pré-pagos para os serviços de receita recorrente.
A Claro segue crescendo em participação de mercado do pós-pago (excluindo M2M), ganhando 0,49 p.p. nos últimos 12 meses e atingindo 34,5% em maio de 2024.
A base pré-pago atingiu 35,4 milhões no trimestre, adicionando 1,24 p.p. em participação de mercado nos últimos 12 meses e atingindo 33,2% em maio de 2024. A companhia destaca o melhor desempenho dos canais digitais e também a participação de 84% dos clientes em planos mensais.
O Claro flex, plataforma móvel 100% digital, atingiu um crescimento de base de 69,7% em comparação ao ano anterior, consolidando-se como importante instrumento de transformação digital e de aumento da base de pós-pago por meio de novas vendas e migração de clientes pré-pagos, segundo informou a operadora.
No trimestre, a companhia lançou um novo serviço de jogos chamado Claro Gaming GeForce Now, streaming na nuvem que se conecta às principais lojas digitais de games, com vários títulos e em qualquer dispositivo. A novidade está disponível nos planos pós-pago e banda larga fixa.
No atendimento residencial, receitas fixas também cresceram, embora em menor proporção: alta de 2,5% na comparação ano a ano, somando R$ 5,6 bilhões. A puxada aconteceu pela banda larga residencial, que registrou expansão de 8,4%, resultado do aumento da base de assinantes, incremento do ARPU, dentre outros, de acordo com a empresa.
A operadora registrou, pelo sétimo trimestre consecutivo, crescimento da sua base de assinantes de banda larga fixa, com 62 mil adições líquidas. E segue à frente do mercado de banda larga no Brasil, com 20,4% de participação em maio de 2024. No segmento de "ultra-high speeds" (a partir de 500 Mbps), tem 28,1% do share em maio de 2024, tendo adicionado 2,2 milhões de clientes no ano.
Considerando todas as tecnologias, a Claro está presente em 512 municípios e 41,8 milhões de Homes Passed (HPs). Em TV por assinatura, segue líder com 43,2% de participação de mercado em maio de 2024. A plataforma de Video On Demand (VOD) realizou mais de 170 milhões de streamings no segundo trimestre.
A base de clientes com a oferta convergente da Claro, que combina serviços residenciais e móveis, cresceu 7% em relação ao ano anterior, e segue sendo prioridade da companhia para fidelização da base e aceleração do crescimento da receita.
No segmento corporativo, a Embratel manteve no segundo trimestre o ritmo consistente e contínuo de crescimento de sua receita na comparação anual, com destaque nas Plataformas de TI e Mobilidade, impulsionadas pelos principais pilares: Cloud (+152,5%), Segurança (+27,1%), Pós-Pago (+20,2%) e M2M/IOT (+4,7%).
"Seguimos com nossa estratégia de crescimento em soluções digitais, com ofertas MultiCloud para gestão de ambientes híbridos com modelos de fornecimento e implementação flexíveis, simples, rápidos e seguros. O objetivo dessa estratégia é ampliar a infraestrutura digital de clientes e intensificar a cultura de inovação para empresas de todos os tamanhos", destacou o comunicado da Claro.
Por fim, a empresa lamentou as fortes chuvas e as enchentes de maio no Rio Grande do Sul. A operadora avisou que vem monitorando continuamente a trágica situação, prestando o suporte necessário aos colaboradores, clientes, fornecedores e stakeholders em geral, e adotando as ações necessárias para minimizar os impactos nos negócios e nos resultados.