Semana passada, foi a vez da ministra dos Esportes, Amélie Oudéa-Castéra. Objetivo da ação é mostrar que o rio tem condições de receber provas dos Jogos Olímpicos após investimento bilionário em despoluição
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, mergulhou no Sena na manhã desta quarta-feira, dia 17, para demonstrar que o rio tem condições de receber as provas da maratona aquática e da natação do triatlo nos Jogos Olimpicos e Paralímpicos, que começam no próximo dia 26 com a tradicional cerimônia de abertura.
"We did it", disse a prefeita, em inglês, após o mergulho de cinco minutos. O bom tempo em Paris, com sol e 22 graus, favoreceu a ação da prefeita, de 65 anos, que trajava um maiô de neoprene. O mergulho pré-olímpico é um marco simbólico para os organizadores dos jogos, depois de um investimento de 1,4 bilhão de euros (cerca de R$ 8 bilhões) na despoluição do rio que atravessa a capital francesa.
Além de Anne Hidalgo, pulou na água Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador dos Jogos e tricampeão olímpico de canoagem. Outras autoridades também mergulharam. O trecho do rio que foi escolhido fica a pouco mais de 100 metros do Hôtel de Ville, sede da prefeitura parisiense.
"São anos de trabalho. É um momento simbólico. A menos de 10 dias dos Jogos, aí está, o plano para o mergulho deu seus frutos", disse Tony Estanguet à reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

Instagram @annehidalgo
Na semana passada, a ministra francesa dos Esportes e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Amélie Oudéa-Castéra, inaugurou a série de mergulhos de autoridades e entrou no Sena com uma roupa de neoprene que cobria quase todo o corpo.
O presidente Emmanoel Macron, que também prometeu mergulhar no Sena antes dos Jogos, foi convidado por Anne Hidalgo para o banho de rio desta quarta-feira, mas não compareceu. Questionada pela FSP sobre a ausência de Macron, a prefeita desconversou, sorridente: "Desfrute da alegria de um banho na cidade mais bonita do mundo."