Em evento em São Paulo, Lula exalta Marta e evita citar campanha de Boulos | Imagem: Ricardo Stuckert / PR
Em evento em SP, Lula exalta Marta e evita citar campanha de Boulos

Em evento em SP, Lula exalta Marta e evita citar campanha de Boulos

Em seu discurso, o presidente exaltou a ex-prefeita Marta Suplicy, que será vice na chapa, e destacou os números positivos de queda do desemprego no país


Por Taís Hirata, Valor - São Paulo

Em evento realizado em São Paulo, na manhã deste sábado (29), o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva não fez menção direta à campanha eleitoral do pré-candidato à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos. Em seu discurso, Lula exaltou a ex-prefeita Marta Suplicy, que será vice na chapa, e destacou os números positivos de queda do desemprego no país.

Em junho, Lula e Boulos foram condenados pela Justiça Federal a pagar multa, após o presidente pedir votos ao pré-candidato do Psol em ato no Dia do Trabalho. "Hoje é um evento oficial do governo federal, eu falei não como representante partidário, falei representando a bancada de deputados federais de São Paulo", afirmou Boulos à imprensa.

No evento, foram anunciados investimentos no Campus Zona Leste da Unifesp e no Campus Cidade Tiradentes do Instituto Federal de São Paulo. O governo federal destinará R$ 939 milhões à expansão e consolidação de universidades e institutos federais. Apenas nas novas unidades de educação em São Paulo, serão R$ 110 milhões, na primeira etapa de investimentos. À tarde, o governo também vai anunciar um instituto federal no Jardim Ângela, além de outros investimentos na zona Sul da capital.

Em seu discurso, Lula elogiou a gestão de Marta na prefeitura e disse que governos que priorizam os mais pobres sofrem preconceito. "É um prazer estar com a companheira Marta Suplicy, que todo o povo tem na mente porque fez uma gestão extraordinária. (...) Quando ela inaugurou CEUs na periferia, eu disse, Marta você vai perder eleições porque você cuidou muito das pessoas mais pobres, e algumas pessoas acham que não deveria. (...) Eu tenho certeza que foi esse preconceito que derrubou a Marta. Preconceito contra pessoas que fazem política dando preferência aos pobres", disse.

"Tem gente que fala que Lula só fala pra pobre. Eu não falo pro pobre, eu falo para o povo brasileiro. (...) Quero governar para empresários, quero que empresários ganhem dinheiro, porque ganhando dinheiro, ele gera emprego, dinheiro, salário", afirmou.

Lula discursou ao lado do vice-presidente, Geraldo Alckmin, do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, do ministro da Educação, Camilo Santana, do ministro das Cidades, Jader Filho, da pré candidata a vice-prefeita, Marta Suplicy, entre diversas outras autoridades que participaram do evento.

No evento também foi anunciado apoio do governo federal ao projeto de expansão da linha 2-Verde do Metrô, que deverá ser expandido até a Penha, em uma primeira etapa, e depois ate Guarulhos.
Questionado sobre o resultado de recente pesquisa eleitoral que mostrou Datena tecnicamente empatado com Boulos e o atual prefeito Ricardo Nunes, o pré candidato do Psol disse que a candidatura do apresentador é legítima e que as pesquisas mostram desejo de mudança na prefeitura.

"Tenho relação amistosa e de respeito com Datena. Acho legítimo ele ser candidato. A última pesquisa Quest mostra uma coisa, temos que ver os números não só na literalidade, mas na tendência. Estamos ha três meses da eleição. Se somar candidatos de mudança em relação ao atual prefeito, temos ampla maioria. Há um sentimento de mudança, por isso estou otimista com cenário", afirmou Boulos.

Valor
https://valor.globo.com/politica/noticia/2024/06/29/em-evento-em-sp-lula-exalta-marta-e-evita-citar-campanha-de-boulos.ghtml