"Emma" - Idem, Reino Unido, Estados Unidos, 1996 Direção: Douglas MGrath, Netflix |
''Emma'', uma ótima adaptação do livro de Jane Austen, por Eleonora Rosset

''Emma'', uma ótima adaptação do livro de Jane Austen, por Eleonora Rosset

Nada de tiros, correrias, sangue. Em "Emma" reina a calma e o luxo entre ingleses do século XVIII. Uma pausa para deliciar nossa necessidade de beleza e, ao mesmo tempo, conhecer melhor a condição humana, que é sempre a mesma debaixo das aparências. Ninguém é livre de errar e consertar o erro, se puder.

A protagonista é Emma, nome do livro no qual se baseou o filme, escrito por Jane Austen (1775-1817). É interpretada por Gwyneth Paltrow, com 24 anos, radiante e elegante sem exageros. Sua irmã mais velha é casada e mora longe. Cabe a Emma tomar conta da casa enorme, muitos criados e fazer companhia ao pai viúvo que ela adora.

O cunhado de Emma é irmão do melhor amigo dela. O Sr Knightley (Jeremy Nortam), aos 37 anos, é disputado pelas moças solteiras mas ele não parece ter olhos para nenhuma delas, a não ser Emma. Mas ela não percebe isso porque não pensa em casar-se. Seu lugar é ao lado do pai. Ela tem uma vida agradável e calma e nada lhe falta.

Mas ela é mandona. De uma maneira delicada, às vezes fala mais do que devia. E tem mania de casar suas amigas. Sua primeira vitória foi casar sua governanta com um homem rico e com boa posição social. Foi bem sucedida.

Mas, por causa desse sucesso, Emma pensa que tem o poder de mandar na vida das pessoas; comete erros de julgamento e se engana com os pares que quer formar. Isso causa constrangimento e infelicidade. Tudo sem querer, claro, mas por causa da onipotência sem limites de Emma.

Talvez, para não pensar e receber um não como resposta, ela não se permite interessar-se por alguém. Emma tem medo de amar. E se fecha. Tenta viver o amor alheio através dos pares que decide formar, mas fracassa.

A beleza do campo inglês é o cenário para cavalgadas, piqueniques e longos passeios pelos arredores. Ninguém trabalha e a única nota sobre a vida fora desse mundinho ideal são os ciganos que existem e assaltam os desavisados.

Para mudar um pouco de temas nos filmes, "Emma" é uma festa para os olhos e para os corações românticos.

(O trailer está no blog www.eleonorarosset.com.br)