Sergio Díaz-Granados, presidente executivo do CAF | Imagem: Divulgação / Reprodução
Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe promove evento em São Paulo

Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe promove evento em São Paulo

Em maio, o CAF também uniu esforços ao governo e às instituições privadas para participar do socorro e da recuperação do Estado do Rio Grande do Sul

Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe comprometido com a melhoria da qualidade de vida de todos os latino-americanos e caribenhos, o CAF é especializado em oferecer aconselhamento e apoio financeiro aos setores público e privado dos países acionistas da entidade.

Recentemente, o banco apresentou em São Paulo - no mês de maio - os resultados de uma convocatória que recebeu mais de 500 candidaturas. A iniciativa resultou na nova marca que atuará como veículo para impulsionar parcerias e desenvolver projetos que promovam o crescimento dos continentes latino-americano e caribenho.

Após um chamado bem-sucedido com centenas de candidaturas e um exercício de co-criação com cinco grupos de finalistas em São Paulo, o CAF apresentou a imagem selecionada por um júri após a participação de mais de 2.000 pessoas de toda a região.


"A imagem apresentada por Ana Belén Arregui (Equador), Alejandro Muñoz Bottas (Equador) e Jean Nicolas Guerreiro (Brasil), foi a vencedora seguindo os critérios de desenvolvimento e pertinência da proposta conceitual, identificação com a região, adaptabilidade, flexibilidade e versatilidade; reunindo todas as condições necessárias para representar a América Latina e o Caribe no contexto global", afirmou o júri composto por Adriana Barbosa, CEO da Pretahub; Claudia Casarino, artista visual; Gustavo Santos, diretor regional para as Américas da ONU Turismo; Karina Salguero, vice-presidente da Associação Ibero-Americana de Design; Sergio Díaz-Granados, presidente executivo do CAF; Tere Chad, artista e curadora do NeoNorte 5.0; e Terri-Karelle Johnson, escritora, apresentadora de TV e influenciadora.



O logotipo se destaca pelo seu conceito de unidade e integração numa região com mais de 650 milhões de pessoas de 33 países, mais de 400 grupos étnicos e 450 idiomas.

"Esta nova imagem representa o sentir daquilo que nos une e ajudará a região a fortalecer sua voz no palco internacional. Isso contribuirá para promover investimentos, incentivar o turismo e potencializar novos projetos. A Marca Região é uma grande oportunidade, por isso, no papel do CAF como banco de desenvolvimento para toda a região, cumprimos a função de articular pontos de encontro e continuaremos a apostar na criação de alianças com organizações públicas, privadas e a sociedade civil", afirmou Sergio Díaz-Granados, presidente executivo do CAF.



O objetivo desta iniciativa, por meio da nova marca da América Latina e do Caribe, é posicioná-la como uma região de soluções para os desafios das mudanças climáticas; potencializar o setor agroindustrial; impulsionar o turismo; fomentar o comércio intrarregional; impulsionar as indústrias culturais e criativas; e promover iniciativas com impacto que, por sua vez, gerem notoriedade e sejam relevantes no cenário global.

A apresentação da marca regional foi realizada em um evento organizado pelo CAF em colaboração com a ONU Turismo na biblioteca do Memorial da América Latina, um espaço que simboliza de maneira única a riqueza cultural da região, a integração dos seus países e as oportunidades para gerar um maior impacto na agenda internacional.



O encontro contou com a presença do presidente executivo do CAF, Sergio Díaz-Granados; o diretor regional para as Américas da ONU Turismo, Gustavo Santos; o presidente da Fundação Memorial da América Latina, Pedro Mastrobuono; a diretora executiva da Marca País Chile, Rossana Dresdner; a artista e curadora do NeoNorte 5.0, Tere Chad; o vice-presidente executivo de Assuntos Externos da Millicom, Karim Lesina; e a escultora, pintora e fotógrafa, Claudia Casarino; entre outros convidados.

Durante o evento, representantes de empresas privadas e do setor cultural da região dialogaram sobre as vantagens competitivas da América Latina e do Caribe como destino turístico e de investimentos, as oportunidades geradas pela diversidade cultural dos nossos países para que a região tenha uma identidade única, e o potencial das indústrias criativas para impulsionar o crescimento das economias.



Com iniciativas do gênero, o CAF procura promover um modelo de desenvolvimento sustentável através de operações de crédito, recursos não reembolsáveis e apoio em estruturação técnica e financeira de projetos dos setores público e privado da América Latina.

A instituição é formada por 19 países da América Latina e do Caribe, além de Espanha, Portugal e 13 bancos privados latino-americanos, e conta com 13 escritórios para atender os projetos desenvolvidos nessas regiões.

Participando dos esforços coletivos de governos e instituições privadas na ajuda ao Rio Grande do Sul, o CAF anunciou, também em maio, a disponibilização de recursos na ordem de R$ 3,8 bilhões para colaborar na recuperação do Estado. Os recursos chegarão ao Sul do Brasil por meio de doações, linhas de crédito e operações de socorro e cooperação técnica junto a empresários e à população gaúcha.