Prova mais tradicional do turfe inglês, o Derby de Epsom (G1), foi disputado neste sábado, dia 1º, em 2.400 metros, na raia de grama do hipódromo de Epsom, na Inglaterra. Com bolsa de £ 1,5 milhão (cerca de 1,7 milhão de euros), o páreo destinado aos potros de três anos marcou a vitória do norte-americano City of Troy.
City of Troy - Sky Sports
Apresentado pelo veterano treinador Aidan O'Brien, que preparou seu 10º derby-winner inglês, City of Troy é um filho de Justify e Together Forever (Galileo), de criação de Orpendale, Chelston & Wynatt e propriedade da Coolmore, uma associação de John Magnier & Michael Tabor & Derrick Smith.
Conduzido por Ryan Moore, City of Troy demonstrou sobras durante todo o percurso para, na reta final, entrar já em terceiro e dar o bote nos concorrentes. Sem maiores dificuldades, o potro tomou a dianteira a 300 metros do disco. Ambiente Friendly chegou a esboçar reação, mas o ganhador revelou sua categoria ao cruzar a seta com dois corpos e 3/4 de vantagem sobre Ambiente Friendly. Los Angeles, outra inscrição da Coolmore no páreo, finalizou em terceiro, quase formando uma dobradinha da famosa coudelaria.
O ganhador City of Troy percorreu a distância da milha e meia na marca de 2'38."2. Essa foi a sua quarta vitória em apenas cinco apresentações, sendo a segunda de G1 (anteriormente venceu o Dewhurst Stakes, em Newmarket).
Em seu único e recente fracasso, no último mês de maio, o pupilo de Aidan O'Brien havia fracassado no The Guineas (G.1), no hipódromo de Newmarket - um resultado que não tirou o potro do radar do Derby, mostrando mais uma vez a mão certa do treinador para inscrever nos grandes páreos do turfe inglês e mundial.