Governo do Chile procura interessados na exploração de lítio

O governo do Chile anunciou nesta segunda (15/4) a abertura de um processo "sem restrições" para empresas interessadas em explorar lítio. Segundo a mídia chilena, a intenção é conceder as primeiras permissões ainda este ano e desenvolver até cinco novos projetos no país.

Durante um evento setorial em Santiago, a ministra de mineração, Aurora Williams, disse que o processo se estenderá a 26 salares - 18% do território salino do país - e os interessados terão 60 dias para se manifestar.

A lista dos projetos será anunciada em julho. Ainda de acordo com Williams, caso haja disputa por um mesmo salar, a decisão final será por meio de licitação.

O anúncio é mais um passo do governo de Gabriel Boric na sua Estratégia Nacional de Lítio, que busca expandir a exploração com maior controle estatal.

O país é o segundo maior produtor de lítio do mundo e o governo Boric enxerga no mineral de transição uma oportunidade para aumentar a renda interna a partir do desenvolvimento industrial.

"A elevada procura global, os preços elevados e as grandes reservas de lítio no nosso país permitem-nos ser otimistas e, ao mesmo tempo, chamam-nos a agir com sentido de urgência", diz uma mensagem na página oficial da estratégia.

Atualmente, 80% do lítio utilizado mundialmente é destinado à fabricação de baterias. O mineral deve ver sua demanda crescer vertiginosamente, em mais de 40 vezes até 2040, segundo projeção da Agência Internacional de Energia (IEA, em inglês).

O plano passa pela incorporação de "capital, tecnologia, sustentabilidade e agregação de valor, em harmonia com as comunidades". Para isso, aposta em parcerias público-privadas.

"Especificamente, o Estado colocará uma visão estratégica de longo prazo ao longo de todo o ciclo produtivo, desde a exploração até à adição de valor, além de regulamentos claros para garantir a sustentabilidade e o reinvestimento no desenvolvimento do país. Por sua vez, as empresas privadas fornecerão capital, inovação tecnológica e redes de negócios", diz a estratégia.


EPBR

ESTRATEGIA NACIONAL DEL LITIO


Chile tiene una oportunidad histórica. Chile tiene litio. Chile tiene un mejor futuro para las familias. El objetivo de esta Estrategia Nacional es aumentar las riquezas para el país, desarrollando una industria clave como paso fundamental para vincular el desarrollo económico de Chile con el cambio hacia una economía verde a nivel global.

La alta demanda mundial, los elevados precios y las grandes reservas del litio en nuestro país nos permiten ser optimistas y, a la vez, nos llaman a actuar con sentido de urgencia.

Es necesario incorporar capital, tecnología, sostenibilidad y agregación de valor, en armonía con las comunidades. Con tal propósito, el desarrollo de la industria del litio será liderado por el Estado e involucrará al sector privado en todo el proceso productivo.

La colaboración público-privada es la forma de aprovechar esta oportunidad histórica.

En concreto, el Estado pondrá una visión estratégica de largo plazo en todo el ciclo productivo, desde la exploración hasta la agregación de valor, además de regulaciones claras para asegurar la sostenibilidad y la reinversión en el desarrollo del país.

Por su parte, los privados aportarán capital, innovación tecnológica y redes en el mercado.

Gob.cl
https://www.gob.cl/chileavanzaconlitio/