Imagem: Divulgação IPO News
Exclusivo IPO News: Em evento da Absolar, ONS e Aneel defendem novo formato para leilão de armazenamento

Exclusivo IPO News: Em evento da Absolar, ONS e Aneel defendem novo formato para leilão de armazenamento

A inclusão do armazenamento de energia (A.E.) no leilão de reserva de capacidade previsto para o dia 30 de agosto poderá acontecer mesmo que não se confirme o recente anúncio do ministro Alexandre Silveira sobre o assunto. O titular de Minas e Energia informou que a inclusão do A.E. iria ocorrer no certame durante sua participação no 2° encontro anual da CERAWeek, realizado em 20 de março, em Houston, nos Estados Unidos.

Posteriormente a esse anúncio, não ficou claro para o setor como essa participação em uma venda de hasta pública se daria, na medida em que o A.E. ainda não tem regulamentação e o prazo até a realização da venda é curto. Dúvida posta, surgiu uma saída nesta quarta-feira, dia 3, durante o seminário "H2V e Armazenamento", da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, no prédio da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), na capital paulista.

Durante uma de suas falas no evento que começou cedo e avançou até a parte da tarde, o conselheiro Marcelo Prais, do Operador Nacional do Sistema Elétrico disse que realmente não haverá tempo hábil para incluir os sistemas de armazenamento de energia no leilão de agosto. "Mas, separado, dá para fazer um leilão menor, paralelo ao principal; uma oportunidade para que uma pequena parcela do setor participe", sugeriu.

O conselheiro Ricardo Tili, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por sua vez, informou que a Agência "não vai ser impeditiva no desenvolvimento de novos projetos de armazenamento no Brasil". E enfatizou: "não foi e não vai ser".

O evento da Absolar reuniu mais de 200 pessoas na sede da Fiesp, e contou com a participação de empresários, dirigentes e técnicos do setor. O deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Armazenamento de Energia (ARMAZENE), esteve na abertura do seminário ao lado de Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da Absolar; e de Rodrigo Sauaia, CEO da Absolar.