Da esquerda para a direita: Alain-Fabien, Anouchka e Anthony. Filhos de Alain Delon entraram em guerra enquanto o pai agoniza | Imagem: Ian Langsdon/ AFP
Caso Alain Delon: filha do ator processa irmãos por violação de privacidade

Caso Alain Delon: filha do ator processa irmãos por violação de privacidade

Anthony, Anouchka e Alain-Fabien brigam na Justiça; advogado afirma que ídolo francês de 88 anos estaria 'lúcido'

Por AFP - Paris

A filha do ator francês Alain Delon está movendo um processo contra seus dois irmãos por afetar sua vida privada após a divulgação de uma conversa entre ela e seu pai, em processo que será julgado em abril de 2025, decidiu na sexta-feira o tribunal de Paris.

Ambos filhos da lenda do cinema francês, Anthony, 59 anos, e Alain-Fabien, de 29 anos, serão julgados por "utilização, conservação ou divulgação de um documento ou gravação obtida para afetar a intimidade da vida privada de outro".

Eles são acusados de terem gravado sem o consentimento de sua irmã Anouchka, 33 anos, em plena conversa com seu pai em 5 de janeiro de 2024 na residência do ator em Douchy, a cerca de 100 quilômetros ao sul de Paris.

Os irmãos publicaram dois dias depois em sua conta no Instagram o que apresentaram como a gravação de uma conversa entre Alain Delon e sua filha.

No trecho, ouve-se uma voz de mulher falando com um homem a quem ela chama de "papai". "Estão te fazendo de idiota (...) e eu como uma boba que manipula o próprio pai", diz-se.

Desde janeiro, os três filhos da estrela estão brigando, através da mídia ou com ações judiciais, em meio a disputas sobre o estado de saúde do ator de 88 anos.

Seus filhos, Anthony e Alain-Fabien, acreditam que ele está sendo manipulado por sua irmã, que teria ocultado seu estado de saúde deles, e estaria tentando levá-lo para a Suíça para evitar pagar muitos impostos sobre a herança, acusa Anthony.

Anouchka reprova seus irmãos por colocarem em risco a vida do ator de "A Piscina" e "O Leopardo" e afirma que quer levá-lo para a Suíça para que ele possa continuar sendo tratado medicamente.

Disputa por guarda e herança

A saúde de Alain se agravou após um AVC e uma hemorragia cerebral em 2019. Fragilizado, o ator de 88 anos anunciou que iria optar pelo suicídio assistido (prática legal na Suíça, onde tem residência). Desde então, as notícias sobre seu estado mobilizam os fãs do cinema e o noticiário de seu país.

No final do ano passado, a disputa familiar também começou a ganhar a mídia. Os filhos do ator, Anthony e Alain-Fabien, brigam na Justiça contra a irmã Anouchka. Os três trocam acusações públicas, enquanto Alain Delon se colocou do lado da filha. Abaixo, um raio-x detalhado da briga:



Alain Delon e o filho Anthony, em Paris - Foto: Thomas Coex / AFP

Anthony Delon, passado turbulento


Filho mais velho de Alain, Anthony, de 59 anos, é fruto do relacionamento com a atriz Nathalie Delon. Ele seguiu os passos do pai no cinema, mas com muito menos sucesso. Mandado pelo pai para uma pensão aos 10 anos, sua trajetória é repleta de turbulências. Assim que chegou à maioridade, foi preso por porte de armas. Ao sair da prisão, tentou criar sua própria marca de roupas, mas seu pai lhe proibiu de usar o nome A. Delon.

Casado com a atriz e modelo italiana Sveva Alviti desde 2019, ele é pai das jovens Lou e Liv. Em 2022, Anthony foi o primeiro a revelar que seu pai pensava em optar pelo suicídio assistido. Recentemente, também disse que Delon "não suporta mais se ver nesta condição".

- Ele fala pouco, fica cansado ou irritado quando pedimos para ele repetir as palavras, porque nem sempre sua voz é audível - explicou o filho.

As especulações sobre a saúde da lenda do cinema foram sucedidas por revelações bombásticas sobre as disputas entre os seus filhos. A primeira faísca ocorreu no início de janeiro, quando Anthony acusou sua meia-irmã, Anouchka, 33, filha da modelo e jornalista holandesa Rosalie van Breemen, de "abuso de vulnerabilidade em relação" a seu pai". Também alega que ela "mentiu" e " manipulou" o restante da família. Segundo Anthony, ela teria ocultado os resultados de testes cognitivos que os médicos suíços realizaram em seu pai.

Delon anunciou que iria processar o filho mais velho por estas declarações, criticando um "escândalo midiático" e a intenção de prejudicar a ele e à filha. Anouchka, por sua vez, também anunciou uma denúncia contra Anthony por difamação, ameaças e assédio. A advogada, Ayela, disse que Delon estava furioso com a "tempestade midiática" criada pelo seu filho mais velho.

Anthony se defendeu, dizendo que a desavença não era pela herança do pai e sim por quem iria ficar com ele em sua última fase da vida. "Tudo isso (a herança) já está resolvido", disse Anthony. "Minha irmã tem 50% de toda fortuna de meu pai. Meu irmão (Alain-Fabien) e eu temos o que se chama de parte da reserva, ou seja, 25%", disse o primogênito, acrescentando que ele e o irmão querem que a vontade do pai de permanecer em sua residência em Douchy-Montcorbon, na França, seja respeitada.



Alain Delon e a filha Anouchka no Festival de Cannes em 2019 - Foto: AFP/ALBERTO PIZZOLI

Anouchka, a 'favorita'


Após as denúncias de Anthony, Anouchka, de 33 anos, apareceu na televisão para contra-atacar. Filha do ator com a manequim Rosalie van Breemen, ela cresceu na Suíça e na Holanda e também seguiu os passos do pai e do irmão. Sua carreira é mais focada no teatro, embora tenha atuado até hoje em quatro longas no cinema e em outras quatro produções para a TV. É considerada a "favorita" do pai, que se mantém ao lado dela na briga. Tanto que costuma se envolver diretamente em suas produções, a ponto de participar de entrevistas coletivas dos títulos em que a filha atua.

Ao contrário do irmão, Anouchka quer que o pai retorne à Suíça, onde tem residência administrativa e possui nacionalidade desde 1999. A "angústia" dela é que, se Delon permanecer na França, "será novamente considerado um cidadão francês", o que implicaria "um enorme imposto" post mortem, argumentou. No final do ano passado, a atriz já não havia comparecido à ceia da família Delon em Douchy-Montcorbon. Segundo Anthony, o seu pai teria dito que este seria seu último Natal.



Alain Delon, à esquerda, com a família - Foto: Reprodução

No último dia 10, o advogado da filha de Alain Delon, Franck Breton, alertou a Justiça de que o estado do ator teria se degradado após a interrupção de seu tratamento médico. Segundo ele, essa decisão teria partido de Anthony. Ele acusou o primogênito de ter escolhido tratar as doenças do pai apenas com sucos e legumes.



Alain-Fabien Delon - Foto: Reprodução Wikipedia

Alain-Fabien, o romancista


Filho mais novo do ator, também com a modelo Rosalie Van Breemen, Alain-Fabien, de 29 anos, começou a carreira como modelo e depois se aventurou no cinema. Ele também publicou um romance semiautobiográfico, "De la race des seigneurs", em 2019.

Em 2022, o caçula da família se indignou com as declarações de Anthony sobre suicídio assistido. Em seu Instagram, falou em "fake news" e esbravejou pela maneira como a informação foi divulgada. Apesar disso, ficou ao lado do irmão mais velho na recente disputa com Anouchka. Ele chegou inclusive a gravar secretamente a irmã, que estaria supostamente "pingando insinuações" no ouvido de seu pai.

Anthony e Alain-Fabien insistem que o pai perdeu o discernimento e necessita de uma guarda legal. Um promotor público ordenou que Delon fosse submetido a um laudo médico pericial e considerou colocá-lo sob custódia do tribunal. Após um segundo exame médico, o advogado informou que Delon respondeu às perguntas e estava lúcido. "Alain Delon não perdeu a lucidez, como afirmam seus filhos, ele está apenas diminuído fisicamente", afirmou.

Hiromi Rolin, a misteriosa 'governanta'


Suposta "governanta" e última "parceira" de Alain Delon, a japonesa Hiromi Rollin foi responsável por um raro momento de união entre os filhos. Eles concordaram que ela precisava ser afastada da vida do ator - o que aconteceu em 2023, quando os filhos a expulsaram da residência.

Rollin diz que tem um relacionamento de mais de 30 anos com Delon, mas o que se sabe é que ela passou a dividir o mesmo teto com ele só a partir de 2019, oficialmente como governanta, após o acidente cardiovascular do ator.

Segundo o advogado dos filhos do ator na época, Christophe Ayela, a ex-governanta teria se instalado na casa de Delon após o seu problema de saúde. Desde então, teria "se tornado cada vez mais agressiva, difamando e insultando-o e também a seus filhos". Ele também disse que ela tenta isolá-lo de seus entes queridos.

"Ela monitora sistematicamente suas conversas telefônicas e mensagens privadas. Ela atende em seu lugar, fazendo-se passar por ele, e tenta interceptar sua correspondência", afirmou. "Ela impede que seus filhos visitem-no regularmente, como sempre fizeram. Mostra-se autoritária, ameaçadora e também maltrata o cachorro do sr. Delon, de uma maneira inaceitável".

Em entrevista à imprensa francesa, Rollin contou que só conseguiu entrar contato de novo com Delon em novembro do ano passado. Ela teria ficado preocupada com seu estado de saúde.

- No dia 21 de novembro, consegui falar com ele pelo celular - disse Rollin. - Ele tinha uma voz abafada, como se estivesse sem fôlego. Depois dessa ligação, constatei o estado de sua voz, e entendi que eles pararam o tratamento. Meus temores foram confirmados pelas declarações de Anouchka e de seu advogado. São quatro meses sem tratamento, sem meses sem controle médico. A vida de Alain está a perigo.

O Globo
https://oglobo.globo.com/cultura/filmes/noticia/2024/03/29/caso-alain-delon-filha-do-ator-processa-irmaos-por-violacao-de-privacidade.ghtml