Apoiadores do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro invadem o Congresso Nacional em Brasília em 8 de janeiro de 2023 | Imagem: Sergio Lima / AFP)
Datafolha: 65% acham que invasão das sedes dos Poderes em 8/1 foi vandalismo; para 30%, foi tentativa de golpe

Datafolha: 65% acham que invasão das sedes dos Poderes em 8/1 foi vandalismo; para 30%, foi tentativa de golpe

Pesquisa aponta que percepção entre bolsonaristas e petistas é diferente

Para 65% dos brasileiros, a invasão de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro às sedes dos Poderes em Brasília, em 8 de janeiro de 2023, foi um ato de vandalismo, revela a pesquisa Datafolha mais recente. Para 30%, a ação que causou destruição de patrimônios históricos foi uma tentativa de golpe de Estado.

Apenas 5% dos ouvidos não souberam opinar. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O instituto entrevistou 2.002 pessoas em 147 cidades nos dias 19 e 20 de março.

A pesquisa também reforçou o cenário de polarização na política brasileira, com petistas e bolsonaristas discordando do que de fato ocorreu na data.

De acordo com o levantamento do instituto de pesquisa, 77% das pessoas que votaram em Jair Bolsonaro acham que o 8/1 foi um episódio de vandalismo, contra 52% dos que votaram no presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno.

46% dos eleitores de Lula acreditam que houve uma tentativa de golpe. 16% dos bolsonaristas concordam.

Quando a preferência partidária é questionada, 45% dos entrevistados que se consideram petistas dizem que foi uma tentativa de golpe. Já 78% dos que dizem preferir Bolsonaro citam que foi ato de vândalos.

Os resultados são semelhantes em um terceiro cenário que divide o eleitorado em bolsonaristas, petistas e neutros.

Ainda de acordo com o Datafolha, há uma discrepância de relevo na opinião daqueles 2% da amostra populacional que ganham mais de 10 salários mínimos. Nessa faixa, 40% acreditam que foi uma tentativa de golpe.

Todas as 145 pessoas julgadas por estarem envolvidas no ato foram condenadas, com penas entre três e 17 anos de prisão.

O Globo
https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2024/03/29/datafolha-65percent-acham-que-invasao-das-sedes-dos-poderes-em-8-de-janeiro-foi-vandalismo-para-30percent-foi-tentativa-de-golpe.ghtml