Imagem: Divulgação
Leilão de transmissão da Aneel tem todos os seus 15 lotes arrematados

Leilão de transmissão da Aneel tem todos os seus 15 lotes arrematados

O certame contempla 6.464 km de linhas de transmissão e teve um deságio médio de 40,78%

O segundo maior leilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com investimentos da ordem de R$ 18,2 bilhões, foi realizado nesta quinta-feira (28/3) na sede da B3, em São Paulo.

O deságio médio do certame foi de 40,78%, o que representa uma economia para o consumidor final da ordem de R$ 30,1 bilhões. Os quinze lotes negociados contemplam 6.464 km de linhas de transmissão e subestações com capacidade de transformação de 9.200 MVA, localizados nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. O prazo para operação comercial dos empreendimentos varia de 36 a 72 meses, para concessões por 30 anos, contados a partir da celebração dos contratos.

O Diretor-Geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, enfatizou que a transição, integração, energia renovável e limpa, segurança e confiança permearam todo o processo de elaboração e realização do leilão. Destacou, ainda, que confia no cumprimento dos contratos por parte dos empreendedores, a fim de que seja alcançado o objetivo de prover energia com segurança para o consumidor final. "Todos os participantes que venceram têm um grande histórico de bons serviços prestados, o que associado a uma fiscalização diligente por parte da ANEEL, contribuirão para entrega das obras dentro do prazo previsto. Em 2024, alcançamos a marca história de geração de 200 GW e precisamos de transmissão para escoar toda essa produção. Por essa razão, o cumprimento dos contratos é essencial", finalizou.

A Diretora Relatora do certame, Agnes da Costa, destacou que o modelo dos leilões vem sendo aperfeiçoado ao longo dos anos e que, em 2024, completa 25 anos de realização dos certames. "O rigor técnico dos editais garante maior segurança para que os empreendimentos sejam de fato implantados. A competitividade também é muito importante e leva a resultados expressivos, como o deságio de 40,78% verificado hoje. Por esses motivos, considero o certame como um sucesso e não escondo a satisfação em ver que os leilões, ao longo desses 25 anos, contribuíram para o desenvolvimento do país", finalizou.

A previsão para assinatura dos contratos de concessão é 28/06/24. A expectativa é de geração de aproximadamente 35 mil empregos durante a construção dos empreendimentos.

Confira abaixo os lotes negociados com os respectivos vencedores: