Imagem: reprodução ONU web TV
Conselho da ONU consegue aprovar o primeiro ''cessar-fogo'' em Gaza, com abstenção dos EUA

Conselho da ONU consegue aprovar o primeiro ''cessar-fogo'' em Gaza, com abstenção dos EUA

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) conseguiu aprovar nesta segunda-feira, dia 25, a primeira resolução visando um cessar-fogo imediato em Gaza, onde desde o início de outubro do ano passado se desenrola uma guerra entre Israel e forças do Hamas, na Faixa de Gaza. A trégua valeria durante o mês sagrado do Ramadã, que começou em março e vai até o dia 9 de abril.

A resolução aprovada foi redigida por 10 membros eleitos do conselho e proposta pelo representante de Moçambique. Os Estados Unidos, que há poucos dias tiveram uma iniciativa de resolução reprovada, desta vez se abstiveram na votação, enquanto todos os outros 14 membros do colegiado votaram a favor. A atitude dos EUA mostra uma guinada na política externa do país, uma vez que, até então, sua diplomacia vinha colecionando vetos a propostas feitas pelo Brasil e pela África do Sul, entre outras.

Além do cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza, a resolução aprovada hoje determina a libertação imediata e incondicional de reféns de ambos os lados, e enfatiza a necessidade urgente de ampliar o fluxo de ajuda humanitária para a população palestina que se encontra sem comida e área para se abrigar de bombardeios e também do frio na região.

A principal tarefa agora do Conselho de Segurança é discutir como se dará a implantação da medida, uma vez que o governo de Israel manifestou-se contrário ao resultado da votação e sobretudo à abstenção dos Estados Unidos. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu anunciou nesta mesma segunda que suspendeu a visita de uma delegação de Israel aos EUA, quando seriam discutidos propostas de futuras medidas voltadas à guerra Israel-Hamas.