III Expo Internacional da Consciência Negra começa no dia 18, em São Paulo

III Expo Internacional da Consciência Negra começa no dia 18, em São Paulo

Faltando poucos dias para a abertura, seguem a todo vapor os preparativos para a III Expo Internacional da Consciência Negra, que acontecerá de 18 a 21 de novembro no Memorial da América Latina, na Barra Funda, região central da capital, com entrada gratuita para o público.

Promovida pela Prefeitura de São Paulo e organizada pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais, a III Expo terá quatro dias de grandes shows, palestras, gastronomia afro-brasileira, Espaço Erê - exclusivo para a criançada - e muito entretenimento para toda a família.




Ônibus foram adesivados, anunciando a III Expo na capital

Para divulgar a edição deste ano, 81 ônibus que circulam pela cidade foram adesivados, anunciando a III Expo na capital - um evento que tem como objetivo estimular o debate e engajar a população no combate ao racismo e às desigualdades, em ação conjunta à política pública São Paulo Farol Antirracista. Por isso também é que é realizada durante o Mês da Consciência Negra e abrange o dia 20, em que se celebra essa importante data.


Marta Suplicy e Ailton Graça

Na semana que passou, foi apresentado o embaixador da III Expo, o conhecido ator Ailton Graça, durante uma rodada de preparativos realizada no Parque Villa-Lobos e que reuniu imprensa e influenciadores. "Além de apresentarmos a Expo e contarmos um pouco sobre a programação, ressaltamos o compromisso da Prefeitura com o combate ao racismo e com a valorização da diversidade e da cultura preta", escreveu em sua conta do Instagram a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy.



Montagem do evento

Mesas redondas


Entre as discussões já confirmadas para a III Expo, estão dois painéis. O primeiro deles, marcado para o dia 18, entre 10h30 e 11h30, trará uma mesa redonda para abordar os 20 anos da Lei 10.639: Reflexões, Impactos e Desafios - Tebas. Os debatedores serão as professoras Helena Theodoro e Jussara Santos, mais o professor Bas'llele Malomalo.

O segundo painel será realizado no mesmo dia 18, entre 12 e 13 horas, sempre no Memorial da América Latina. A mesa redonda discutirá o Racismo religioso: um crime a ser combatido - Tebas, com as presenças da secretária municipal de Justiça de São Paulo, Eunice Aparecida de Jesus Prudente, do advogado Hédio Silva Jr., e da assistente social e pesquisadora Cláudia Adão.