"Esse filme polonês emociona e faz com que a gente se envolva na história"
Esse filme romântico conta a história de um cirurgião talentoso, Dr Wilczur (Lesek Lichota) que, por causa de um amor não correspondido, sofre um ataque brutal e perde a memória. Sobrevive, mas já não sabe mais quem é. Corajoso, não se deixa abater e parte da cidade.
Inventa um nome e não conta que se esqueceu do seu passado para os habitantes de uma aldeia no interior da Polonia, que o acolhem.
Depois de algumas reviravoltas na história, o cirurgião desmemoriado encontra alguém que parece muito familiar para ele, mas não se lembra de quem é. Na verdade, está em frente de sua filha querida, Marysia (Maria Kowalska), que ele não vê há muitos anos, desde que ela era uma criança.
"Amor Esquecido" trata da amnésia que é o eixo principal da história. Sugere que podemos esquecer de tudo mas o sentimento verdadeiro permanece vivo e isso faz com que o médico diga sempre "Eu procuro..." mas não sabe quem.
E nessa procura, ele ajuda a quem precisa de um médico, já que não perdeu seu conhecimento da profissão que exerceu por muitos anos. Apesar de pensar que poderia ter sido um cirurgião, ele nega ter sido um pois não se lembra. Na Polonia, exercer a medicina sem ser médico é crime de charlatanismo.
Mas ele salva muita gente da aldeia necessitada de ajuda médica. Com êxito nas curas. Ele parece movido por um conhecimento que, racionalmente, não sabe que tem, mas que vem à tona quando é preciso cuidar de alguém.
A bondade e o amor fazem parte da personalidade do médico esquecido e foram essas qualidades que o levaram ao topo de sua carreira.
Bem produzido, com belas paisagens do campo, personagens interessantes e atores talentosos, "Amor Esquecido", filme de época que se passa no começo do século XX, vale a pena ser visto.
(O trailer está no meu blog www.eleonorarosset.com.br)