O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira, dia 27, que não costuma ''comer bem'' quando faz viagens ao exterior e ressaltou que tem cobrado o Itamaraty para melhorar a comida do palácio, principalmente quando recebe convidados internacionais.
Lula contou que em geral a comida servida em palácios (ele citou as recentes viagens à França e Itália) é pouca e mais servida em forma de aperitivos. Lula disse preferir comidas mais típicas brasileiras: "Um feijãozinho com arroz, um ovinho frito e um bife acebolado vale qualquer preço do mundo", declarou ele, conforme reportagem do site UOL.
Nesse clima de cobrança ao Itamaraty, as mudanças já começaram a acontecer em Brasília. Na recepção ao presidente argentino Alberto Fernández, na última segunda-feira, dia 26, a chef de cozinha responsável pelo menu foi a campeã da 1ª edição do "MasterChef Brasil", a paulista Elisa Fernandes. Em entrevista ao site Poder360, ela disse que optou por um menu "da roça" para agradar os cerca de 150 presentes no almoço oferecido pelo presidente Lula ao seu colega argentino Alberto Fernández.
Natural de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, Elisa venceu o MasterChef em 2014. Depois estudou e trabalhou em restaurantes na França até retornar às origens caipiras nos dias de hoje. Para o jantar de segunda, contou ao site, trouxe elementos "do interior" para os pratos servidos aos ministros, presidentes e integrantes da comitiva argentina. O evento foi realizado em comemoração aos 200 anos das relações diplomáticas entre os dois países.
O cardápio oferecido pela chef foi: entrada com coquetel com tartare de banana da terra; bolinho de bacalhau. Pratos principais: shot de mandioca; salada cítrica de chuchu, palmito, abobrinha e camarão grelhado; angu de milho com rabada. Sobremesa: bolo de goiabada com calda gelada de queijo branco e farofa crocante de castanha do Pará.
Elisa Fernandes disse que se surpreendeu ao receber cumprimentos e elogios dos convidados, a começar do vice-presidente Geraldo Alckmin: "Fui parada por algumas pessoas, o Geraldo Alckmin se apresentou como se eu não conhecesse quem ele fosse. Foi muito legal. Foi muito legal mesmo, figuras como Aloísio Mercadante, Marina Silva, Marta Suplicy". A iniciativa de levar chefs de uma nova geração da gastronomia aos eventos oficiais em Brasília partiu da primeira-dama, Janja da Silva.