Uma oportunidade de ver o veterano ator Jack Nicholson atuando de forma brilhante, em uma carreira que lhe rendeu três Oscars
A aposentadoria mexe muito com pessoas frágeis que não têm outros projetos de vida, nem família. Sentem-se inúteis. Esse é o começo da história que envolve o policial Jerry Black, interpretado pelo magnífico ator Jack Nicholson. Ganhador de três Oscars, hoje com 86 anos, ele vive solitário e apresenta sinais de demência. Não atua mais.
Em "A Promessa" os policiais colegas de Jerry promovem uma festinha de despedida no dia de sua aposentadoria. Mas ele se mostra tenso, pouco à vontade e com um olhar perdido.
Quando chega a notícia de que durante a noite uma menina tinha sido estuprada e assassinada, ele se ofereceu para levar a notícia terrível aos pais da criança. E na frente deles promete que vai desvendar o crime e encontrar o assassino.
Durante o filme vamos ver essa promessa tornar-se uma obsessão que preenche os dias e as noites do policial. Durante as pescarias no rio, no silêncio da tarde, ele parece preocupado.
Essa procura ao assassino da menina parece ter se tornado sua razão de viver. Talvez isso mostre seus desejos proibidos inconscientes e negados?
Além de Jack Nicholson, o filme tem um elenco de excelentes atores e atrizes como Benício Del Toro, Vanessa Redgrave, Helen Mirren, Robin Wright, Mickey Rourke e Sam Shepard. O grupo é dirigido pelo também ator Sean Penn, em pequenas intervenções bem aproveitadas.
O final é diferente dos filmes de serial killer porque aqui o tema sugere que quando uma vida perde o seu sentido, tudo pode acontecer. Inclusive a loucura.
( O trailer está no um blog www.eleonorarosset.com.br )