Um campo pouco numeroso, porém bastante representativo, disputa neste sábado, dia 10, o Belmont Stakes (G.1),com US$ 1,5 milhão de bolsa, no hipódromo de Belmont Park, na cidade de Elmont, nos arredores de Nova York.
O páreo, em 2.400 metros, na pista de areia, tem como atrativo a apresentação de National Treasure, potro filho de Quality Road e Treasure, por Medaglia D'Oro. Há duas semanas, o pilotado de John Velazquez venceu o Preakness Stakes (G.1), em 1.900 metros, e agora vai experimentar o aumento de distância para a milha e meia.
Apesar da ausência de Mage, campeão do Kentucky Derby (G.1) no início de maio, a prova será recompensada pelo retorno de Forte, que chegou a ser visto como favorito em Churchill Downs mas acabou retirado. O filho de Violence e Queen Caroline, por Blame, volta a ser considerado uma das forças, já que vem trabalhando bem e ostenta em sua campanha o título de "Melhor Dois Anos de 2022", ganhador de três provas de Grupo 1, inclusive a Breeder's Cup Juvenile. Em prêmios, já soma a quantia recorde da turma de US$ 3.223 milhões.
O potro Tapit Trice, um filho de Tapit e Danzatrice, por Dunkirk, é mais um nome bastante cotado, em razão de suas vitórias no Blue Grass Stakes (G.1), uma das provas preparatórias para o Kentucky Derby, e também no Tampa Bay Derby (G.3). Os demais competidores que compõe o páreo são: Red Route One, Angel of Empire, Hit Show, Il Miracolo, Arcangelo e Tapit Shoes.