Hoje se comemora o "Dia do Macaron", data criada em 2005 pelo renomado chef confeiteiro francês Pierre Hermé. Coincide com o início da primavera no Hemisfério Norte. O doce recheado virou hit e faz sucesso em confeitarias pelo mundo com versões coloridas e decoradas. No Brasil, sua fama foi consolidada por volta de 2016, quando torres de macarons viraram febre em festas de aniversário e casamentos. Desde então, a iguaria invadiu as bancadas das padarias e ganhou dezenas de lojas especializadas.
O macaron virou febre no Brasil há alguns poucos anos, mas sua história tem séculos. A começar pelo seu local de nascimento, objeto de controvérsia na gastronomia: os franceses afirmam que o doce foi criado por eles, mas são contestados pelos italianos, que alegam que o biscoito de farinha de amêndoas já existia em seu país.
Neste "Dia do Macaron", a Forbes selecionou oito confeitarias pelo mundo que fazem versões fora do comum do doce de tradicional - e com vários sabores clássicos, como baunilha, pistache e chocolate. Conheça a seguir uma dessas grifes, a May Macaron:
"A loja especializada em macarons em São Paulo foi inaugurada em 2012 e aposta na castanha de caju no lugar da farinha de amêndoas. Sabores como romeu e julieta, banana caramelizada, laranja com capim limão, maracujá com chocolate e champanhe reforçam as raízes brasileiras. Este ano, a chef lançou a linha "Origens", feita com especiarias brasileiras - entre elas cumaru, puxuri, amburana, priprioca e pacová".
May Macaron
- Alameda Campinas, 1049 - Jardim Paulista.
- Terça a sexta, das 10h às 18h30. Segunda e sábado, das 10h às 17h.
- Site: https://www.maymacarons.com.br
Para ver a íntegra dessa reportagem e todas as docerias selecionadas, acesse:
https://forbes.com.br/forbeslife/2023/03/dia-do-macaron-onde-comer-versoes-inusitadas-do-doce/