Mapa Mundi, treinado por Josiane Gulart, vence GP Gal Artigas (G.2), no Uruguai

A esperada revanche entre Roundofapplause e Quixote realmente aconteceu como queriam os turfistas presentes neste domingo, dia 5, no hipódromo de Maroñas, em Montevidéu. Desde a partida até a entrada da reta final, os dois competidores disputaram palmo a palmo parte do percurso de 2.400 metros, na pista de areia, do GP General Artigas (G.2).

Como um filme já visto em outras ocasiões, ambos acabaram engolindo um ao outro. Foi então que apareceu em cena Mapa Mundi, que havia feito quarto no Ramirez vencido por Roundofapplause (janeiro). Corrido terceiro, sempre vigiando os dois ponteiros, o cavalo brasileiro avançou, dominou e abriu excelente vantagem até vencer o Gal. Artigas (G.2), prova central da programação de domingo em Maroñas. Vitória de uma dupla brasileira, o casal Vagner Leal (jóquei) e a treinadora Josiane Gulart, ex-joqueta que fez carreira de sucesso no turfe paulista.

No disco de chegada, Quentin Tarantino formou a dupla, a quatro corpos, salvando as pules da trinca do Haras Philipson, que tinha Pluto e o cotado Quixote. Don Bimbo foi o terceiro, com Pluto em quarto e Prelude Rye - o ganhador do Ramirez 2022 - em quinto lugar. O tempo foi de 2'30"72 para os 2.400 metros, pista de areia leve.

Foi a quarta vitória do sete anos Mapa Mundi, um filho de Cape Town e Renânia, por Redattore, de criação do Haras Figueira do Lago e propriedade do Stud Xeque Mate. Antes, o veterano corredor já havia vencido o GP Municipal (G.2) e o Clasico Zelmar Micheline.