Nautilus | Imagem: JCB
Nautilus e Ivar, dois brasileiros no Festival da Breeders' Cup

Nautilus e Ivar, dois brasileiros no Festival da Breeders' Cup

O Festival da Breeders' Cup, marcado para esta sexta e sábado, 4 e 5 de novembro, em Keeneland, estado do Kentucy, contará com representantes brasileiros em duas provas. O campeão do Grande Prêmio Brasil (G1), Nautilus, é um deles. Trata-se de um filho de Drosselmeyer e Namaste, por Point Given, um quatro anos ganhador de seis corridas no Brasil. Criação do Stud Quintella e propriedade do Stud Valentin & Jarussi, Nautilus alinhará na Breeders' Cup Turf (G.1), em 2.400 metros, pista de grama, com bolsa de US$ 4 milhões.

O cavalo Ivar, de criação do Stud Rio Dois Irmãos e propriedade da Bonne Chance Farm, competirá na Breeders' Cup Mile (G.1), em 1.600 metros, pista de grama, com dotação de US$ 2 milhões. Será a terceira vez que correrá esse páreo, após finalizar em quarto e terceiro lugares, respectivamente, nos anos de 2020 e 2021. O filho de Agnes Gold e May Be Now, por Smart Strike, tem seis anos e igual número de vitórias

Ivar - Divulgação 

Em suas campanhas em solo norte-americano, ambos são treinados, em Lexington, Ky, pelo também brasileiro Paulo Henrique Lobo. Em entrevista nesta quinta-feira, dia 3, ao blog do jornalista argentino Gustavo Gonzalez, Paulinho Lobo destacou a forma excepcional de Ivar ("está 200 por cento"), e o bom lugar no partidor (seis, contra o 14 ano passado), além da troca de jóqueis - este ano irá Javier Castellano, no lugar de Joe Talamo.

Quanto a Nautilus, o treinador brasileiro disse que o cavalo está em boa forma mas que o cenário não é perfeito para uma estreia no turfe americano. "Penso que necessitava de um pouco mais de tempo, pois chegou há apenas três meses. Mas treinou muito bem nos trabalhos de quarta-feira". Seu jóquei também será o venezuelano Javier Castellano.