Parque da Aclimação - Foto Internet |
Parques de São Paulo são opções na cidade, por Yeda Saigh

Parques de São Paulo são opções na cidade, por Yeda Saigh

São Paulo tem atualmente 113 parques: iremos falar dos 10 considerados os mais importantes, incluindo alguns inaugurados recentemente, como o Parque do Povo Mário Pimenta Camargo, em setembro de 2008; e o Parque Augusta, em novembro de 2021. Serão três artigos sobre eles, sendo que este traz os quatro primeiros parques da série.

Parque da Aclimação


Após adquirir o Jardim da Aclimação da família de Carlos Botelho, em 1939, a prefeitura de São Paulo praticamente o abandonou. Só 15 anos depois, em 1955, algumas reformas iniciadas por Jânio Quadros foram concluídas. Menos de 10 anos depois, em 1960, as reclamações da comunidade recomeçaram. Em 1972, o parque passou por sua última grande reforma. Infraestrutura do parque: um ancoradouro, uma concha acústica, pistas de bocha, pista para Cooper e caminhada, playgrounds, espaço para piquenique, estares, paraciclo, campo de futebol e sanitários integram os equipamentos do parque, que abriga também a Biblioteca Temática de Meio Ambiente Raul Bopp. Em 1986, restavam 112 mil metros quadrados. O Parque da Aclimação é uma área pública de lazer localizada entre os bairros da Aclimação, Vila Mariana e Cambuci, próximos à região central da cidade de São Paulo.

Aberto diariamente das 5h às 20h

Rua Muniz de Souza, 1119 - Aclimação. 3208-4042.

Parque Alfredo Volpi

Entre 1971, quando foi inaugurado, e 1988, era chamado de Parque do Morumbi. Um decreto alterou seu nome para Alfredo Volpi, em homenagem ao pintor que ficou conhecido pelos quadros líricos, vários deles retratando bandeirinhas. A região passou a ser habitada por famílias de alto poder aquisitivo, e o bairro tornou-se diferenciado com a construção do Estádio do Morumbi, entre 1952 e 1970; e o Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo Paulista, erguido entre 1955 e 1965.

Espalhados em sua área de 142 mil metros quadrados há nascentes, três lagos, trilha e pista de cooper e para caminhadas. O local oferece também barras e pranchas para exercícios. Para as crianças, além do playground e da área para piquenique, existe a possibilidade de ver como funciona um monjolo de água. No bosque, vivem espécies de pássaros como pica-pau, martim-pescador, gavião, coruja e beija-flor.

Aberto diariamente das 6h às 18h

Rua Engenheiro Oscar Americano, 480 Cidade Jardim/ Morumbi 11 3031-7052


Parque Alfredo Volpi - Foto Internet



Praça Buenos Aires

No bairro de Higienópolis, o espaço foi projetado pelo paisagista francês Bouvard. O parque tem esculturas importantes, uma delas de Caetano Fracaroli, chamada Mãe, vencedora de um concurso nacional em 1964, além de O Tango, de Roberto Vivas, Veado Atacado e Leão Atacado - ambas vindas da França e executadas em bronze. A área conhecida como Praça das mães é local de apresentações culturais. Aparelhos de ginástica, playground, e o "cachorródromo", mais espaço para meditação, caminhadas e relaxamento, fazem parte das opções dessa linda praça que os moradores da região apreciam muito.

Algumas das principais ruas prestam homenagem a nomes de destaque da elite paulistana. Maria Angélica de Sousa Queirós, filha do barão de Sousa Queirós, inspirou o nome da Avenida Angélica. Maria Antônia da Silva Ramos, descendente do barão de Antonina, foi homenageada com a Rua Maria Antônia, e muitas outras. O bairro preserva ícones da cidade, como a Igreja de Santa Terezinha e a Praça Vilaboim.

Aberto diariamente das 6h às 19h

Av. Angélica s/n, altura 1500 Higienópolis 11 3666-8032


Foto 3 - Praça / Parque Buenos Aires - Foto:Internet


Parque Burle Marx

Inaugurado em 1995, o conjunto artístico e paisagístico deste parque ocupa os 138 mil m2 da antiga propriedade do empresário Baby Pignatari, que

convidou o paisagista Roberto Burle Marx para fazer os jardins de sua casa, projetada por Oscar Niemeyer.

Remanescente da Chácara Tangará, a área foi doada à prefeitura e duas manchas de mata nativa foram tombadas pelo Estado de São Paulo, em 1994. O destaque são os jardins projetados por Burle Marx, além do conjunto de esculturas do painel de alto e baixo-relevo, dos espelhos d' água, dos jardins e das palmeiras imperiais.

O parque oferece: pistas de cooper e caminhada, trilha para passeio pelo meio da mata, aparelhos de ginástica, playground. O local também serve para festas e eventos. Estive em uma festa de casamento que foi maravilhosa! É uma ótima opção fazer festas nesse parque.

Funciona diariamente das 7h às 19hs

Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200 Campo Limpo 11 3746-7631.


Parque Burle Marx - Foto Yeda Saigh


Bom Passeio!!