Festival de Cinema Italiano acontece em novembro, em SP

Festival de Cinema Italiano acontece em novembro, em SP

Desta vez com a possibilidade de acompanhar a exibição dos filmes de modo presencial, mas sem abandonar o formato do streaming, adotado com a pandemia de Covid-19, o Festival de Cinema Italiano realiza sua versão 2022 a partir do próximo dia 4 de novembro, em São Paulo. No total, haverá exibições durante um mês (até 4 de dezembro), sempre no cine Petra Belas Artes, na região da Paulista/Consolação.

O Festival trará para o Brasil 17 filmes inéditos, produzidos entre 2021 e 2022, com diversas temáticas contadas através da comédia, romance e drama. Filmes baseados em histórias reais e ficção, dirigidos por expoentes como Mario Martone, Sergio Rubini, Gabriele Salvatores, Roberto Faenza, Paolo Virzì e Francesca Archibugi. No elenco desses novíssimos filmes italianos, atores e atrizes que hoje fazem sucesso em seu país, como Pierfrancesco Favino, Stefania Sandrelli, Riccardo Scamarcio e Silvio Orlando.




Um dos principais filmes confirmados na lista de inéditos é o "Nostalgia", de Mario Martone, que teve estreia mundial na competição oficial do Festival de Cannes e é o filme escolhido para representar a Itália na corrida ao Oscar 2023.

A lista segue com uma seleção do melhor da recente cinematografia italiana, com filmes como "Siccitá" (Seca), de Paolo Virzì; e "Il Bambino Nascosto" (O garoto escondido), de Roberto Andò, apresentados no Festival de Veneza. Com estreia no Festival de Locarno, serão apresentados a animação "Yaya e Lennie"; "The Walking Liberty", de Alessandro Rak; o drama "I Giganti" (Os Gigantes), dirigido e protagonizado por Bonifacio Angius; e Il Colibri (O Colibri), de Francesca Archibugi, tendo como estrela a atriz Pierfrancesco Favino. Já "Calcinculo" (Carrossel), de Chiara Bellosi, chega diretamente do Festival de Berlim.

Como toda edição, o Festival apresenta uma retrospectiva, este ano batizada de "As Musas do Cinema Italiano". Serão exibindo 16 longas clássicos protagonizados pelas maiores divas das telas italianas. Anna Magnani poderá ser vista em "Roma, Cidade Aberta"; Sofia Loren, em "A Bela Moleira" e "Pão, Amor e...". Já Claudia Cardinale está em "A Moça com a Valise", "À Meia Noite", "A Ronda do Prazer", e Violência e Paixão", filme no qual divide a tela com Silvana Mangano. Falecida no começo deste ano, Monica Vitti será homenageada com a exibição de "Ciúme à Italiana".


Também poderão ser vistas: Gina Lollobrigida em "Pão, Amor e Fantasia"; Stefania Sandrelli em "O Conformista" e "Mal Obscuro"; Ornella Muti em "Os Costumes Ocultos da Burguesia", "Primeiro Amor" e "Venha Dormir Lá em Casa Esta Noite"; Laura Antonelli em "O Inocente"; Sandra Milo em "Ádua e suas Companheiras"; e Claudia Gerini e Margherita Buy no recente "Inimigas Íntimas".

O Festival é uma iniciativa da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo em colaboração com a Embaixada da Itália. Para a edição deste ano, além das exibições via streaming em todo Brasil, também haverá uma extensão da versão paulista com a inclusão de 49 salas de 38 cidades do país, sempre com entrada gratuita.