Alpinista derrota Vadeni no GP Qatar l'Arc de Triomphe (G.1)

Alpinista derrota Vadeni no GP Qatar l'Arc de Triomphe (G.1)

A égua Alpinista, eleita favorita do GP Qatar l'Arc de Triomphe (G.1) na tarde deste domingo, dia 2, no hipódromo de Longchamp, confirmou as apostas e venceu a prova mais charmosa do turfe europeu. Treinada por Sir Mark Prescott e pilotada Luke Morris, a filha de Frankel e Awilda, por Hernando, derrotou o derby-winner francês Vadeni. A ganhadora, que atingiu sua 10ª vitória, é de criação e propriedade Miss K. Rausing, da Inglaterra.

Depois de Alpinista e Vadeni, chegou o alemão Torquator Tasso, que era o candidato ao bicampeonato este ano. Al Hakeem e Grand Glory completaram o marcador. A seguir, vieram: Westover, Luxembourg, Broome, Alenquer, Onesto, Titleholder, Mendocino, Mishriff, Stay Foolish, Mare Australis, Sealiway, Bubble Gift, Deep Bond, Do Deuce e Mostahdaf. O potro Vadeni foi pilotado por Christophe Soumillon, em sua última reunião antes de cumprir suspensão de 60 dias por causar a queda de outro jóquei durante as corridas de quinta-feira, em Saint-Cloud.

Mark Prescott comemorou o feito de sua equipe: "eu treino para Miss Rausing há 35 anos, e cuidei da avô e da mãe de Alpinista. E Luke Morris trabalha comigo há 11 anos". O veterano treinador, de 74 anos, sugeriu aos jornalistas especializados que está em dúvida quanto a próxima apresentação de Alpinista: pode ser na Breeder's Cup ou na Japan Cup, antes da filha do campeão Frankel ser definitivamente retirada das pistas.